Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PGR defende arquivar pedido de investigação de Bolsonaro por reunião com embaixadores

No encontro, o ex-presidente da República fez críticas ao sistema eleitoral aos representantes de outros países

Brasília|Gabriela Coelho, Do R7, em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro O presidente Jair Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal que arquive um pedido de investigação sobre a reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com embaixadores, em que o presidente fez críticas ao sistema eleitoral. 

A ação foi apresentada por opositores do governo. Em sua defesa, de acordo com o processo, Bolsonaro afirmou que os fatos narrados na representação "são manifestamente atípicos, uma vez que, na reunião oficial com embaixadores, apenas externou críticas a respeito das fragilidades do sistema eletrônico de votação". 

A subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que os fatos relatados não são suficientes para a instauração de inquérito, porque não contêm elementos informativos capazes de justificar a investigação criminal. 

"Não se vislumbra indícios de crimes aptos a conferir justa causa para o início da investigação criminal pretendida pelos representantes contra o representado, de modo a recomendar o imediato arquivamento deste feito", disse. 

Publicidade

Segundo Lindôra, embora sejam questionáveis política e administrativamente as manifestações do ex-presidente, o conteúdo não tem potencial para justificar ação penal.

"O discurso proselitista do representado não tem o condão de incitar, direta ou indiretamente, a participação de seus apoiadores em atos criminosos ou de agressão à democracia ou mesmo a animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constituídos", disse a vice-PGR. 

Bolsonaro também é alvo de ação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lá, a Corte analisa se houve abuso do poder político e uso indevido dos meios de comunicação social.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.