Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto que tramita no Senado autoriza abate de animais exóticos

Espécies como javali não têm predadores naturais no Brasil e são nocivas por causar perdas econômicas e danos ao meio ambiente

Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília

Invasão dos javalis pelo mundo traz discussões sobre as formas de controle da espécie
Invasão dos javalis pelo mundo traz discussões sobre as formas de controle da espécie Invasão dos javalis pelo mundo traz discussões sobre as formas de controle da espécie

O projeto de lei 3.384/21, do Senado Federal, autoriza o abate de espécies exóticas invasoras, como o javali. A ideia é fazer um controle populacional desses animais, que não têm predadores naturais no Brasil e acabam causando perdas econômicas e danos ao meio ambiente, segundo a proposta. O texto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, caberá ao Poder Executivo declarar a nocividade da espécie exótica invasora e determinar local, prazo e condições para o controle. O abate será feito por pessoas físicas ou jurídicas com cadastro em órgãos ambientais, aos quais deverão prestar contas de suas atividades. Além disso, serão definidas as condições para consumo, distribuição e comercialização dos subprodutos do abate.

O autor do projeto, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), destaca que a introdução das espécies exóticas invasoras em território brasileiro é feita de forma acidental, como no caso do mexilhão-dourado, que vem no lastro de navios.

Com a alta taxa de reprodução e sem predadores naturais, a população de javalis-europeus, por exemplo, cresceu muito no país, o que gera risco de transmissão de doenças como peste suína, febre aftosa e brucelose, além de ameaçar os rebanhos destinados à alimentação humana.

Publicidade

"Javalis também causam perdas econômicas pela destruição de lavouras e por danos ao meio ambiente, com erosão e perda de fertilidade do solo e assoreamento de rios”, destaca o senador Wellington Fagundes. 

Invasores exóticos

De acordo com a UICN (União Internacional de Conservação da Natureza), os javalis são uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) considera que a agressividade desses animais e a facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.

Em 2020, o Ibama publicou um manual de boas práticas para o controle dos javalis que apresenta as principais características da espécie e o modo de lidar com ela. No manual, são citados alguns dos efeitos nocivos mais comuns, como danos às plantas nativas, impactos sobre a fauna nativa, destruição de habitats e ninhos, assoreamento de rios, redução da qualidade da água de nascentes, alteração do solo, aumento de erosão e impactos sobre a saúde pública, com a transmissão de doenças à população, por meio do consumo da carne e da manipulação da carcaça dos animais mortos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.