Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PT, PCdoB e PV protocolam pedido de registro de federação no TSE

PT, PCdoB e PV protocolaram hoje o pedido de registro da federação entre as siglas no TSE. É o primeiro pedido formalizado no tribunal.

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT
Deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT Deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT

Os partidos PT, PCdoB e PV protocolaram neste sábado (23) pedido de registro da federação entre as siglas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com o nome de Federação Brasil da Esperança. Este é o primeiro pedido de federação formalizado no tribunal.

As legendas que decidiram se unir em uma federação têm até o dia 31 de maio para conseguir o registro civil e o registro do estatuto no TSE. O prazo foi ampliado, quando anteriormente seria até 1º de março.

Na última segunda-feira (18), as direções nacionais dos três partidos registraram o estatuto e o programa da federação. Os documentos foram aprovados em reunião no domingo. O PSB, sigla do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, ficou de fora. 

Alckmin será candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vai se lançar na disputa pela cadeira do Palácio do Planalto.

Publicidade

"Nasce a Federação Brasil da Esperança, que se constituiu como expressão da necessidade e do anseio de união das forças populares, democráticas, progressistas para, junto com uma ampla aliança, restaurar a democracia, promover a reconstrução e a transformação do Brasil e garantir vida digna ao povo brasileiro", diz o comunicado dos partidos, ao registrar o estatuto.

Assembleia e Comissão Executiva

Conforme estatuto, a Assembleia Geral da federação, órgão máximo de deliberação, será composta por 60 membros, sendo nove vagas distribuídas igualmente (três por partido) e 51 na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018.

Publicidade

As decisões serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros. Na composição da assembleia, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres. Também é obrigatório que pelo menos 20% do quadro sejam reservados pelo critério étnico-racial.

A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Os presidentes de cada um dos partidos são integrantes natos do grupo e as outras 15 vagas seguirão a proporção dos votos obtidos em 2018.

A primeira presidente da federação será Gleisi Hoffman (PT), com a primeira vice-presidente sendo Luciana Santos (PCdoB) e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os dirigentes partidários, podendo haver recondução por decisão unânime.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.