Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Robinson Barreirinhas será secretário da Receita Federal; veja o perfil

Ele foi secretário adjunto de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo quando Fernando Haddad era prefeito da capital

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Robinson Barreirinhas durante evento de posse na Prefeitura de São Paulo, em 2015
Robinson Barreirinhas durante evento de posse na Prefeitura de São Paulo, em 2015 Robinson Barreirinhas durante evento de posse na Prefeitura de São Paulo, em 2015

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (22) Robinson Barreirinhas como secretário da Receita Federal.

Barreirinhas é procurador de carreira da Prefeitura de São Paulo, na qual também atuou como secretário adjunto de Negócios Jurídicos — de janeiro de 2013 a fevereiro de 2014. Na sequência, foi nomeado para a Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.

O indicado para a Receita Federal ainda foi assessor especial do ministro Antonio Herman Benjamin no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Durante a gestão de Marta Suplicy à frente da administração municipal paulistana, foi assessor da Secretaria Municipal de Finanças.

Durante o anúncio, Haddad, ex-prefeito da capital paulista, falou sobre a trajetória do novo secretário da Receita. "Eu conheci o Robinson na gestão da Marta [Suplicy, ex-prefeita de São Paulo]. Ele contava com 23 anos de idade, e eu o indiquei para ser o chefe da assessoria jurídica de finanças da Marta... O Robinson foi meu braço direito em toda aquela negociação que recolocou São Paulo em condições mínimas de governança", disse.

Publicidade

O que faz a Receita Federal?

A Secretaria da Receita Federal é um órgão subordinado ao Ministério da Economia e exerce funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior.

A pasta também subsidia o Executivo na formulação da política tributária brasileira, além de previnir e combater a sonegação fiscal, o contrabando, a contrafação, a pirataria, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas, a lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e outros ilícitos aduaneiros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.