Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado decide sobre indicação de Jhonatan de Jesus para o TCU 

Deputado venceu as eleições na Câmara para ocupar a cadeira de ministro; votação entre os senadores é a principal pauta do dia 

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Jhonatan de Jesus (Republicanos- RR) foi eleito pela Câmara para ocupar vaga aberta no TCU
Jhonatan de Jesus (Republicanos- RR) foi eleito pela Câmara para ocupar vaga aberta no TCU Jhonatan de Jesus (Republicanos- RR) foi eleito pela Câmara para ocupar vaga aberta no TCU

O Senado deve votar nesta quarta-feira (8) a indicação do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para assumir uma cadeira como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A sessão está marcada para as 16h e é o principal destaque do dia. O nome do parlamentar foi escolhido na Câmara dos Deputados com 239 votos favoráveis.

A apreciação dos senadores ocorre na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 2/2023. Na Câmara, na última quinta-feira (2), Jhonatan disputou a vaga com Soraya Santos (PL-RJ), que teve apoio de 75 deputados, e Fábio Ramalho (MDB-MG), que terminou a disputa com 174 votos a favor da indicação.

A expectativa é de que o nome de Jhonatan não encontre barreiras para aprovação no Senado, até mesmo porque se trata de uma vaga aberta de indicação da Câmara. As sugestões às cadeiras do TCU são distribuídas entre as duas Casas do Legislativo e a Presidência da República. 

Em discurso após a vitória na Câmara, Jhonatan destacou que, caso o nome seja confirmado, fará a interlocução entre a Casa e o TCU. "A nossa missão é reaproximar o Parlamento brasileiro do TCU", disse. A atual vaga no tribunal é relativa à aposentadoria da ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar. 

Jhonatan está no terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Ele é médico de formação. Na Câmara, já foi presidente da Comissão de Minas e Energia (CME) e relator da medida provisória 820/2018, que tratou do fluxo migratório de venezuelanos em Roraima. O parlamentar também foi líder da bancada do Republicanos na Câmara em 2019 e 2020.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.