Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Simone Tebet falta à diplomação de Lula e Alckmin no TSE

Senadora faz parte do governo de transição, mas não compareceu à solenidade que confirmou a eleição do petista para presidente

Brasília|Do R7

Simone Tebet durante sabatina na Record TV durante a campanha de 2022
Simone Tebet durante sabatina na Record TV durante a campanha de 2022 Simone Tebet durante sabatina na Record TV durante a campanha de 2022

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) não compareceu à cerimônia de diplomação do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB), nesta segunda-feira (12).

Candidata à Presidência neste ano pelo MDB, Tebet apoiou Lula no segundo turno e foi convidada a fazer parte do grupo técnico de desenvolvimento social do governo de transição após a eleição dele. Assim como outros membros da equipe, a parlamentar foi convidada para a diplomação, mas faltou devido a um compromisso em Mato Grosso do Sul. A assessoria de imprensa da senadora disse que ela estará em Brasília apenas na terça-feira (13).

Tebet parabenizou Lula e Alckmin com uma publicação nas redes sociais. "Parabéns ao presidente eleito Lula e ao vice-presidente Geraldo Alckmin pela diplomação hoje no TSE. Essa é a oficialização do resultado das urnas e da vontade soberana do povo brasileiro que escolheu seus representantes de forma democrática", escreveu a parlamentar. 

Outras ausências notadas na diplomação foram as dos ministros Luiz Fux, André Mendonça e Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal). Fux disse que não compareceu porque viajou para o Rio de Janeiro para participar da posse de novos diretores da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Mendonça respondeu que ficou no gabinete dele trabalhando. Nunes Marques não deu uma justificativa até a publicação desta reportagem.

A diplomação é uma solenidade em que os candidatos eleitos se habilitam ao exercício do mandato e à posse, no dia 1º de janeiro. A entrega dos diplomas ocorre após o término da eleição, a apuração dos votos, o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação e a análise das contas de campanha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.