Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja como votou cada ministro no julgamento de Daniel Silveira

Magistrados seguiram o voto do relator e decidiram pela condenação criminal e pela cassação de mandato

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Membros do STF entram no plenário para iniciar julgamento
Membros do STF entram no plenário para iniciar julgamento Membros do STF entram no plenário para iniciar julgamento

Por 10 votos a 1, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o deputado Daniel Silveira a oito anos e nove meses de cadeia, em regime inicialmente fechado. O parlamentar foi condenado por atuar para impedir o funcionamento das instituições e por coação no curso do processo, crimes previstos nos artigos 359-L e 344 do Código Penal, respectivamente.

Ao votarem, os ministros destacaram os fortes ataques do parlamentar contra instituições da República. O ministro Alexandre de Moraes disse que o deputado discursou pelo fechamento das instituições e usou a internet para incitar seus seguidores contra o regime democrático. O voto dele foi seguido pelos demais integrantes da Corte, com exceção do ministro Nunes Marques, que viu ataques, mas não crimes, e de André Mendonça, que defendeu uma pena menor para Silveira.

Veja como foram os votos dos ministros:

A defesa ainda pode apresentar embargos de declaração no caso, pois um dos votos foi divergente da maioria. Por causa disso, a pena de prisão não é imediata. O recurso, porém, não muda o resultado do julgamento – serve apenas para esclarecer pontos da sentença.

A cassação do mandato, por sua vez, pode ter de passar pela Câmara para ser aplicada, embora, reservadamente, magistrados entendam que o Parlamento não pode tomar decisão contrária à do Supremo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.