Vídeo: rio transborda e alaga pontos turísticos de Pirenópolis
Autoridades recomendam que as visitas a cachoeiras sejam evitadas no período chuvoso por risco de tromba d'água
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
As ruas históricas de Pirenópolis, a 130 km de Goiânia (GO), ficaram debaixo d'água após as chuvas intensas desta terça-feira (11). O Rio das Almas, que corta o centro histórico, transbordou e alagou pontos turísticos da cidade. A Defesa Civil do município emitiu uma nota de alerta com orientações para moradores e visitantes.
Vídeos postados por moradores nas redes sociais mostram que a água também avançou sobre estradas da zona rural e, em alguns locais, chegou a cobrir pontes e impedir a passagem de veículos. Assista:
A Superintendência de Trânsido restringiu a ciruculação durante a terça-feira, "a fim de resguardar a segurança de todos até que o nível da água volte ao normal", informou. Segundo o comunicado, foram interditadas as Avenida Beira Rio e Bernardo Sayão, a ponte de madeira e ruas adjacentes, e a rua 24 de outubro, rua do Rosário e rua Nossa Senhora do Carmo.
A enchente aconteceu por volta de meio-dia, mas, no início da noite, o nível do rio já havia diminuído. Mesmo assim, as autoridades recomendam que as visitas a cachoeiras sejam evitadas no período chuvoso por risco de cabeça d'água e tromba d'água.
"Recomenda-se, ainda, aos representantes de atrativos turísticos como cachoeiras, balneários, acampamentos e etc, que não permitam a entrada de visitantes durante o período de chuvas intensas, em razão do risco de fenômenos como a 'cabeça d'água' e 'tromba d'água'. Em caso de ocorrências, contate as autoridades competentes", ressalta a nota assinada por César Feliciano Triers, Coordenador de Defesa Civil de Pirenópolis.