Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inmet emite alerta para chuvas intensas, raios e rajadas de vento 

De acordo com o instituto, os ventos podem atingir até 100 km/h. Alerta vale para 1.453 cidades do Distrito Federal e 11 estados

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Céu deve ficar nublado durante todo o fim de semana no DF
Céu deve ficar nublado durante todo o fim de semana no DF Céu deve ficar nublado durante todo o fim de semana no DF

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para os riscos de fortes chuvas e ventania. Segundo o instituto, há possibilidade de ventos intensos com velocidade de 60 a 100 km/h e de chuvas com 30 e 60 mm/h. O aviso foi emitido neste sábado (8), às 9h52, e vale até as 11h deste domingo (9).

Ao todo, foram incluídas 1.453 cidades do Distrito Federal e dos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará.

O comunicado também alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previsão do tempo no DF

A temperatura máxima no Distrito Federal será de 23ºC e a mínima de 18ºC neste domingo. A umidade relativa do ar ficará alta na capital, com máxima de 95%, podendo chegar a 70% nas horas mais quentes do dia.

Publicidade

A previsão é que o céu fique encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas ao longo de todo o dia. O cenário se repete nesta segunda-feira (10). De acordo com o Inmet, a semana começa com céu encoberto com chuviscos e temperatura que varia entre 18ºC e 24ºC.

Estragos causados pela chuva

Durante a primavera de 2021, de 22 de setembro a 21 de dezembro, choveu o equivalente a 738,8 mm, 26% acima da média histórica sazonal, que é de 584,3 mm. Em 11 de dezembro, o temporal deixou um rastro de destruição em algumas cidades. Ruas alagaram no Itapoã, Vicente Pires e Sol Nascente, onde a enxurrada arrastou um carro. A queda de raios assustou moradores no Plano Piloto, Paranoá e Planaltina.

Na Vila Planalto, as chuvas e o vento destelharam uma creche. O forro, que era revestido de PVC, cedeu e a água caiu sobre computadores e material escolar/de escritório, danificando equipamentos e documentos. No Itapoã, uma cratera surgiu no meio de uma rua. Em Águas Claras, parte da garagem de um prédio desabou sem deixar feridos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.