Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Audi vai produzir A3 sedã e Q3 no Brasil a partir de 2015

Chefão da montadora fez anúncio nesta terça-feira (17) ao lado da presidente Dilma Rousseff

Carros|Do R7

Produção nacional do A3 sedã foi a grande surpresa do anúncio da Audi; versão hatch era a mais cotada
Produção nacional do A3 sedã foi a grande surpresa do anúncio da Audi; versão hatch era a mais cotada Produção nacional do A3 sedã foi a grande surpresa do anúncio da Audi; versão hatch era a mais cotada
Sedã usa mesma plataforma da sétima geração do VW Golf
Sedã usa mesma plataforma da sétima geração do VW Golf Sedã usa mesma plataforma da sétima geração do VW Golf
Jipinho Audi Q3 também será produzido no Paraná a partir de 2016
Jipinho Audi Q3 também será produzido no Paraná a partir de 2016 Jipinho Audi Q3 também será produzido no Paraná a partir de 2016
Utilitário compacto de luxo vai brigar com Mercedes-Benz GLA
Utilitário compacto de luxo vai brigar com Mercedes-Benz GLA Utilitário compacto de luxo vai brigar com Mercedes-Benz GLA
Audi A3 2000
Audi A3 2000 Audi A3 2000

Agora é oficial. O presidente do grupo Audi AG, Rupert Stadler, anunciou nesta terça-feira (17) que a montadora alemã vai voltar a produzir no Brasil a partir de 2015. A confirmação ocorreu logo após encontro do executivo com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília.

Segundo Stadler, a Audi investirá R$ 500 milhões até 2016 no complexo industrial da Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná. Lá serão produzidos o A3 sedã, a partir do fim de 2015, e o utilitário Q3, do início de 2016 em diante.

Com a nacionalização dos dois modelos e a importação do restante da gama, a Audi estima chegar a um volume anual de 30 mil unidades emplacadas. Desse total, a montadora projeta entregar 26 mil carros com a fábrica brasileira, número que será atingido em 2016, quando a unidade estiver operando com 100% de sua capacidade.

Novo Regime Automotivo influenciou

Publicidade

A confirmação da fábrica da Audi no Brasil era aguardada há quase um ano. Os primeiros indícios de que a montadora voltaria a produzir carros no País surgiram ainda em 2012, logo após o governo brasileiro anunciar o programa Inovar-Auto, também tratado como Novo Regime Automotivo.

Com o "super IPI" para carros importados, que adiciona 30 pontos percentuais ao Imposto sobre Produtos Industrializados, a importação deixou de ser atraente e as montadoras de luxo começaram a se "mexer". A primeira a anunciar fábrica no Brasil foi a BMW. Depois as chinesas Chery e JAC Motors entregaram seus projetos.

Publicidade

Na última semana, foi a vez da Mercedes-Benz confirmar que construirá nova fábrica no País para produção de automóveis. O presidente da filial brasileira da montadora, Philipp Schiemer, confirmou a notícia em entrevista exclusiva a R7 Carros durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha.

Retorno após sete anos

Publicidade

Para a Audi, o anúncio da nova fábrica brasileira marca o retorno oficial da montadora ao País após longo período de sete anos. Entre 1999 e 2006, a marca alemã produziu no Paraná o hatch médio A3, ao lado do Golf de 4ª geração — que segue em produção até hoje — na mesma unidade de São José dos Pinhais.

E foi justamente nesse período de sete anos produzindo na fábrica paranaense que a Audi viveu seu período mais glorioso no Brasil. Com o A3 nacional, a montadora se tornou líder de vendas entre as marcas de luxo, posto perdido com o fim da produção local do modelo, em outubro de 2006.

De lá para cá, a fábrica das quatro argolas passou por profunda reestruturação. A matriz assumiu as operações e a família Senna, que representava a marca no Brasil até 2005, saiu de cena. A mudança impactou na rede de concessionários e várias revendas da Audi em todo o País fecharam as portas.

A partir daí a matriz iniciou processo de reconstrução da rede. Nesse período a Audi amargou um "hiato" com a linha européia, e viu as arquirrivais BMW e Mercedes-Benz avançarem no País, com aumento nas vendas e a introdução das marcas Mini e smart.

Com a nova fábrica, a Audi espera dar a volta por cima e recuperar a liderança perdida.

Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.