Logo R7.com
RecordPlus

Chevrolet Onix recebe zero estrela para proteção de adulto em teste de colisão da Latin Ncap 

Além do carro mais vendido no Brasil, o Kia Rio Sedan também ficou com a nota zero

Carros|Do R7

  • Google News
Modelo utilizado no teste é fabricado no Brasil
Modelo utilizado no teste é fabricado no Brasil

A segunda série de resultados de 2017 do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, teve um resultado terrível para o Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil nos últimos dois anos e líder de vendas nos quatro primeiros meses de 2017. O teste de colisão deu ao hatch zero estrela na proteção do ocupante adulto e três estrelas em relação à proteção do ocupante infantil. 

No ano de 2014, o carro foi avaliado com 3 estrelas para a proteção de adultos, mas o novo modelo de testes do Latin NCap, firmado no ano passado, com colisões de impacto lateral fez a nota do Onix despencar muito. Se comparado com seus principais concorrentes que realizaram o teste, o Fiat Palio — melhor colocado — e o Peugeot 208, o carro mais vendido do Brasil, e fabricado no país, ficou em último lugar. 


Ncap afirma que o veículo não está enquadrado na regulação da ONU
Ncap afirma que o veículo não está enquadrado na regulação da ONU

"O Latin NCAP está muito decepcionado com o resultado do Onix. A General Motors estabelece que o Onix é baseado numa plataforma global. No entanto, a versão avaliada pelo Latin NCAP não seria aprovada pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU, aplicadas na Europa e nos Estados Unidos respectivamente", afirmou o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas. 

Ainda de acordo com Furnas, a GM jamais deveria permitir que o carro fosse comercializado com esses pedrões de segurança, e pede uma mudança imediata para garantir a integridade física dos ocupantes do Chevrolet Onix. A Ncap, afirmou que nem mesmo incluindo airbags laterais resolveria a situação do carro, já que a porta abriu durante a batida, o que significa um alto risco para os ocupantes, e isso não cumpre a regulação de proteção contra impacto lateral básica das Nações Unidas. 


Assista ao vídeo do Chevrolet Onix:

Outro veículo que recebeu zero estrela no teste foi o Kia Rio Sedan, fabricado na Coréria do Sul, e que não é vendido no mercado brasileiro. Porém, a nota do sedã foi ainda pior do que a do Chevrolet Onix, já que o carro ficou com zero estrela para o os ocupantes adultos e apenas uma estrela para a segurança das crianças. Logos após a divulgação dos resultados, a marca sul-corena afirmou que, os novos Picanto e Rio, terão com, ao menos, um airbag para o motorista em todas as versões da América Latina. 


Assista ao vídeo do Kia Rio Sedan:

Assista a programação da Record na íntegra pelo R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.