Exclusivo: Mini Cooper seguirá onda da BMW e também será flex no Brasil
Sistema desenvolvido há dois anos estará presente na próxima geração do hatch compacto
Carros|Rodrigo Ribeiro, do R7
Uma foto feita nesta quinta-feira (31) pelo jornalista Rodrigo Perini e publicada nas redes sociais acabou com o mistério. O BMW 320i ActiveFlex será o primeiro carro de produção em série com motor turbo do mundo capaz de consumir gasolina ou etanol puro em qualquer proporção. O sedã, cujo motor 1.8 de quatro cilindros atualmente gera 184 cv, já chegou ao Brasil e deve ser lançado ainda este ano. O modelo, porém, não é a única novidade que o Grupo BMW reserva para o Brasil.
Além do sedã, o Mini Cooper também ganhará o sistema Flex, cujo desenvolvimento começou em 2011. Conforme apurou a reportagem de R7 Carros, o hatch já conta com o sistema em seu código de injeção eletrônica. Em meio à listagem o nome ActiveFlex surge ao lado da sigla E100, usada para identificar o etanol puro, exclusivo do Brasil — nos Estados Unidos e Europa os carros flex usam apenas o álcool misturado, chamado de E85.
Nova geração
Em teoria o Cooper atual já está apto a adotar o ActiveFlex, mas o hatch só deverá estrear o sistema em sua nova geração, que será lançada em 2014. O compacto usará uma nova plataforma que será compartilhada pelo primeiro BMW com tração dianteira da história.
Além do 320i e do Cooper os próximos BMW com motor flex serão os hatch Série 1 e o crossover X1 — o jipinho, aliás, é um dos modelos cotados para serem fabricados no Brasil. A linha de montagem da BMW começou a ser construída em Araquari (SC) em agosto e deverá ficar pronta em 2015.