Logo R7.com
RecordPlus

Ford apresenta inédito motor 1.5 flex de três cilindros que será lançado nos próximos meses no Brasil

Com até 137 cv de potência, motor deve estrear no meio do ano no novo EcoSport 2018

Carros|Diogo de Oliveira, do R7

  • Google News
Novo motor 1.5 flex promete alto rendimento e baixo consumo
Novo motor 1.5 flex promete alto rendimento e baixo consumo

A Ford promoveu nesta sexta-feira (5), em São Paulo, um seminário onde apresentou oficialmente o novo motor 1.5 flex de três cilindros, que será lançado nos próximos meses no Brasil. Inédito na gama da marca, o propulsor é global e estreia primeiro nas ruas brasileiras, mas virá inicialmente importado da Índia — onde foi desenvolvido em parceria com as equipes da Europa e do Brasil. Sua estreia deve ocorrer em junho, no Salão do Automóvel de Buenos Aires, com a linha 2018 do EcoSport, que será reestilizado.

De concepção moderna, o 1.5 tricilíndrico possui uma série de aplicações que devem torná-lo referência em desempenho e eficiência energética. Segundo os dados oficiais, gera potências de 130 cv e 137 cv a 6.500 giros, e torques de 15,6 kgfm e 16,2 kgfm a 4.500 rpm, com gasolina e etanol (na ordem). Tem bloco em alumínio, coletor de escape integrado ao cabeçote, duplo comando variável (admissão e escape), eixo contrarrotante (para anular vibrações), sistema de partida a frio e correia banhada em óleo que dispensa troca.


Executivos da montadora se limitaram a falar das características técnicas do inédito 1.5 flex
Executivos da montadora se limitaram a falar das características técnicas do inédito 1.5 flex

Segundo a Ford, o motor terá Nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, auditado pelo Inmetro. Na comparação com o atual 1.6 16V Sigma, será 5% mais econômico, com desempenho superior principalmente em giro baixo. O chefe de Powertrain da Ford na América do Sul, Volker Heumann, ressaltou que o ponto forte do 1.5 de três cilindros é o torque em baixas rotações. Segundo o executivo, o torque máximo é despejado quase inteiro a partir de 1.500 rpm, entragando respostas rápidas ao pedal do acelerador.

Heumann e o time da Ford também confirmaram que, futuramente, o motor 1.5 flex terá versão Ecoboost, que combina injeção direta e turbocompressor. A variante já está sob o capô do novo Ford Fiesta ST, versão apimentada do hatch que estreou em março na Europa, durante o Salão de Genebra. No Brasil, o Fiesta ganhará o motor 1.5, mas apenas na versão aspirada. O compacto também não deve ganhar por aqui a nova geração. Está prevista uma reestilização inspirada no Fiesta europeu, mas sobre o Fiesta atual.


Por enquanto, a Ford limita-se aos detalhes técnicos, sem especificar os modelos que usarão o novo motor e as opções de câmbio que pretende oferecer. Especula-se que a montadora aposentará a transmissão automatizada Powershift (dupla embreagem) para adotar uma caixa automática convencional, com seis velocidades. Nas opções de entrada do EcoSport, haverá câmbio manual — fica a expectativa por uma transmissão com seis marchas em vez de cinco. O SUV chega às lojas ainda no primeiro semestre.

Veja a Record ao vivo pela internet 24 horas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.