Logo R7.com
RecordPlus

Ford EcoSport é o primeiro carro nacional da história a tirar nota máxima em teste de impacto

SUV passou por nova avaliação e foi um dos três modelos com cinco estrelas no Latin NCAP

Carros|Do R7

  • Google News
Novo Ford EcoSport: primeiro nacional a ganhar cinco estrelas no teste de impacto
Novo Ford EcoSport: primeiro nacional a ganhar cinco estrelas no teste de impacto

Três anos e diversas reprovações depois, finalmente um carro nacional obteve a nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP. Apesar do Ford EcoSport já estar apto a obter cinco estrelas desde sua última avaliação, em março, somente após algumas atualizações estéticas o SUV fabricado em Camaçari (BA) conseguiu chegar ao topo do teste. Além do jipinho o argentino Ford Focus e o mexicano Volkswagen Jetta também obtiveram nota máxima no Latin NCAP.

Impacto lateral


Para obter a nota máxima, porém, não basta mais ir bem no teste de impacto frontal. A nova metodologia do Latin NCAP, implantada no início do ano, exige que modelos com cinco estrelas no crash-test frontal também passem pelo teste de impacto lateral. A boa notícia é que, mesmo sem estarem equipados com airbags laterais e de cortina nas versões de entrada, o trio foi aprovado na avaliação extra.

Além dos três modelos foram avaliados Chevrolet Malibu e Hyundai HB20.O sedã norte-americano, mesmo equipado com dez airbags, ganhou quatro estrelas, a mesma nota do compacto feito em Piracicaba (SP). O HB20 foi testado novamente (agora em versão sedã) após uma polêmica sobre a instalação das cadeirinhas de bebês ter derrubado a avaliação do Hyundai.


Cuidado com as crianças

Um dia após um teste reprovar dezenas de cadeirinhas infantis, a nova rodada de crash-test do Latin NCAP manteve o péssimo resultado de alguns carros quando o assunto é retenção de crianças. O Chevrolet Malibu, por exemplo, mesmo tendo dez airbags, permitiu que a cabeça dos bonecos que simulam bebês acertassem os encostos dos bancos dianteiros, acarretando na pior nota dessa bateria de testes, com uma estrela.


Os modelos nacionais foram um pouco melhores: reavaliado, o HB20/HB20S subiu de uma para três estrelas, enquanto o EcoSport ganhou três. Jetta e Focus ganharam quatro estrelas cada um.

A estreia de três carros feitos na América Latina no topo dos testes de impacto é uma boa surpresa, mas o resultado ruim na proteção às crianças indica que ainda há um longo caminho pela frente para as fabricantes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.