Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Google lança o Android Auto e começa batalha das centrais multimídia com o Apple CarPlay

Sistemas que integram smartphones aos veículos prometem reduzir o uso do celular ao volante

Carros|Do R7

Apresentado ao mundo na última quarta (25), o Android Auto promete integração total entre carros e smartphones
Apresentado ao mundo na última quarta (25), o Android Auto promete integração total entre carros e smartphones Apresentado ao mundo na última quarta (25), o Android Auto promete integração total entre carros e smartphones
Executivo do Google apresentou sistema a bordo de um Kia Soul
Executivo do Google apresentou sistema a bordo de um Kia Soul Executivo do Google apresentou sistema a bordo de um Kia Soul

Muito em breve, não será mais necessário usar smartphones ao volante. Esta semana, o gigante da internet Google revelou, nos Estados Unidos, seu primeiro sistema multimídia para veículos, o Android Auto. O produto chega três meses após seu principal concorrente, a Apple, lançar o CarPlay, central que integra carros com iPhones.

Na prática, os dois sistemas levam para dentro dos veículos a batalha que, há anos, acontece no mundo dos smartphones. Enquanto a "marca da maçã" domina o mercado de celulares com o desejado iPhone, o Google é o "rei" dos sistemas operacionais com o Android, instalado em dezenas de aparelhos de diversas fabricantes do mundo inteiro.

Em termos de funcionalidade, Android Auto e CarPlay prometem uma integração entre veículos e smartphones nunca vista antes. Será possível ler e enviar mensagens, atualizar o status em redes sociais, ouvir músicas, fazer buscas na internet e navegar por GPS sem tirar as mãos do volante e os olhos da via. Tudo por comando de voz.

Para facilitar ainda mais a vida do motorista e do passageiro, tanto Apple quanto Google investiram na criação de interfaces intuitivas, de visualização simples e objetiva. Tal como nos smartphones, os aplicativos terão ícones grandes e de fácil leitura. O objetivo é que o motorista não precise desviar o foco da pista.

Publicidade
Google já firmou aliança com 28 fabricantes para o Android Auto
Google já firmou aliança com 28 fabricantes para o Android Auto Google já firmou aliança com 28 fabricantes para o Android Auto

Sistemas vão mudar o mercado

Os lançamentos do Android Auto e do CarPlay devem causar mudanças mais profundas do que se imagina. Com os mesmos sistemas operacionais dos smartphones, além da melhor integração, as centrais multimídia de Google e Apple devem provocar o fim do desenvolvimento de sistemas próprios pelas montadoras.

Publicidade

Prova dessa tendência é o amplo leque de fabricantes que já formalizou parceria com as empresas. Em março, no Salão de Genebra (Suíça), a Apple confirmou a oferta do CarPlay em modelos de 12 marcas — BMW, Ferrari, Ford, General Motors, Honda, Jaguar, Land Rover, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Toyota e Volvo.

O Google foi além, confirmando a adesão de todas as bandeiras de Fiat Chrysler Automobiles, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Kia Motors, Mazda, Mitsubishi, Renault-Nissan, Subaru, Suzuki, Volkswagen e Volvo. Ou seja, o Android Auto chega com oferta garantida em veículos de quase 30 montadoras.

Publicidade

Durante a apresentação do Android Auto na última quarta-feira (25), no Moscone Center, em São Francisco (EUA), executivos do Google testaram o sistema em uma cabine da nova geração do Kia Soul. No evento, foi confirmado que o primeiro carro de grande volume a ter o recurso será o novo Hyundai Sonata, que estreia no fim do ano.

Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.