Logo R7.com
RecordPlus

JAC Motors perde momentaneamente a isenção do 'super IPI' por atraso nas obras da fábrica na Bahia

Novo cronograma prevê conclusão em janeiro de 2016; preços não sofrerão reajuste

Carros|Do R7

  • Google News
An Jin, líder do conselho da JAC Motors
An Jin, líder do conselho da JAC Motors

As operações brasileiras da JAC Motors passam por uma turbulência desde junho. Embora esteja com os estoques abastecidos e livres do "super IPI", a montadora chinesa está momentaneamente suspensa do programa Inovar Auto, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O motivo é o atraso nas obras da fábrica de Camaçari (Bahia), cujo projeto lançado em 2011, com investimento de R$ 1 bilhão, previa a conclusão das obras para o fim de 2014.

Do lado da montadora, há explicações. As licenças ambientais para o início das obras demoraram além do previsto para sair, e o alto volume de chuvas na região ao norte de Salvador dificultou o processo de terraplanagem. Em março deste ano, a operação também "trocou de mãos": o empresário Sergio Habib, presidente da JAC no Brasil, passou a ter participação minoritária na fábrica, que agora é controlada por executivos chineses.


Tais acontecimentos resultaram no atraso das obras, o que culminou no fim da isenção do "super IPI" (Imposto sobre Produtos Industrializados). A JAC se beneficiava da fábrica baiana, ainda "no papel", desde o fim de 2011, com uma cota generosa de veículos isentos dos 30 pontos percentuais adicionais do IPI, cobrados nos modelos importados de fora do eixo Mercosul-México.

Inicialmente, estava previsto que a fábrica da JAC teria as obras concluídas no fim deste ano, com capacidade para montar até 100 mil carros/ano. A montadora inclusive desenvolve um compacto para o mercado brasileiro, nos moldes do Hyundai HB20, modelo que vem se mostrando um grande sucesso. Em novembro de 2012, R7 Carros esteve no lançamento da pedra fundamental da fábrica, com políticos e executivos.


Não vai ter aumento de IPI

Pelo novo cronograma, a fábrica de Camaçari será inaugurada em janeiro de 2016. Mas bem antes disso, já nas próximas semanas, o MDIC reabilitará a participação da JAC no programa Inovar Auto, que concede reduções de IPI às empresas que investirem em fábricas e em pesquisa e desenvolvimento, e que aumentarem a eficiência energética de seus veículos. Como está com estoques cheios, a chinesa garante que não importará com sobretaxa.

Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.