Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo VW Polo estreia no fim do ano com motor 1.0 turbo de 128 cv; marca mostrou plataforma MQB

Arquitetura será base do sedã Virtus e originará SUV e picape inéditos

Carros|André Schaun e Diogo de Oliveira, do R7

Sexta geração do Volkswagen Polo estreia por aqui no último trimestre deste ano
Sexta geração do Volkswagen Polo estreia por aqui no último trimestre deste ano Sexta geração do Volkswagen Polo estreia por aqui no último trimestre deste ano

"Uma nova Volkswagen está nascendo no Brasil em 2017". Foi com estas palavras que David Powels, presidente da montadora no País e na América do Sul, apresentou nesta quinta-feira (27) a plataforma modular MQB, que servirá de base para a nova geração do Polo. Powels revelou detalhes do hatch compacto e confirmou sua estreia no mercado nacional para o último trimestre desde ano, entre outubro e novembro. O modelo será produzido em São Bernardo do Campo, São Paulo.

A 6ª geração do Polo será o primeiro compacto nacional feito sobre a plataforma MQB e, como esperado, usará o 1.0 TSI (turbo) de três cilindros, já presente no pequeno Up e no médio Golf em diferentes potências. Para o novo Polo, a marca definiu a oferta do 1.0 turbo mais forte, com até 128 cv de potência e 20,3 kgfm de torque. O motor será conectado ao câmbio automático Tiptronic de 6 marchas.

Já presente nas atuais gerações do Golf e do Audi A3 sedã, a plataforma MQB também servirá de base para o inédito sedã compacto Virtus, que será lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2018. O três volumes será o sucessor do Polo sedan. Além dele, a Volks já confirmou que a estrutura modular ainda renderá uma picape e um SUV inéditos, que devem estrear entre 2018 e 2019.

Veja a galeria do Volkswagen Polo

Publicidade
Novo Polo brasileiro terá suspensão 2 cm mais alta que a do modelo europeu
Novo Polo brasileiro terá suspensão 2 cm mais alta que a do modelo europeu Novo Polo brasileiro terá suspensão 2 cm mais alta que a do modelo europeu

O que é a plataforma MQB?

Criada em 2012, a estrutura modular MQB (Modularer Querbaukasten ou Matriz Modular Transversal) foi pensada para padronizar o processo de montagem dos veículos, estabelecendo uma mesma sequência de produção e reduzindo o tempo de montagem. Suas principais vantagens são o baixo peso, a utilização de aços de alta resistência, que permitem aumentar a segurança, e a redução do consumo de combustível e das emissões de CO₂. Por ser moldável, a plataforma vem sendo adotada em todos os carros da marca.

Publicidade

No caso do novo Polo, a versão brasileira será 2 centímetros mais alta que a do Polo europeu, para se adequar aos terrenos daqui. Foi confirmado na apresentação que o hatch contará com sensores de chuva e crepuscular (luz), controle de tração, assistente de saída em rampas, monitor de pressão dos pneus de baixa resistência ao rolamento, ar-condicionado automático, três entradas USB, central multimídia, piloto automático, câmera de ré, sensores de obstáculos e volante multifuncional, entre outros.

Painel de instrumentos será projetado em tela full HD nas versões de topo
Painel de instrumentos será projetado em tela full HD nas versões de topo Painel de instrumentos será projetado em tela full HD nas versões de topo

Nova nomenclatura TSI

Publicidade

A partir do novo Polo, os modelos da Volkswagen com motor TSI ganharão novo padrão de nomenclatura. No caso do hatch compacto, a traseira terá a inscrição 200 TSI. O numeral representa o torque do motor em Nm (Newton-metro). De início, a mudança poderá dar um nó na cabeça dos consumidores, que pode confundir o "200" com 2.0 ou 200 cavalos, por exemplo.

Por fim, a Volkswagen confirmou que todos os veículos originados pela plataforma MBQ terão direção elétrica com assistência variável. Utilizando sistemas como controle de tração integrado aos freios ABS, que faz a "limpeza automática" dos discos quando o limpador do para-brisas é acionado em dias de chuva, para garantir respostas mais rápidas e efetivas dos freios.

De acordo com Powels, até 2020 a Volkswagen fará a renovação mais abrangente da história da marca no Brasil. Além do novo Polo e do sedã Virtus, a montadora lançará no Brasil o hatch Golf e a perua Golf Variant reestilizados, a nova geração do Tiguan em versão alongada com sete lugares, e o novo Jetta. Depois virão dois SUVs (um compacto e um médio), além da inédita picape.

GALERIA

Relembre a trajetória das seis gerações do Volkswagen Polo

Esqueleto da plataforma MQB é leve e usa aços de alta e ultra resistência
Esqueleto da plataforma MQB é leve e usa aços de alta e ultra resistência Esqueleto da plataforma MQB é leve e usa aços de alta e ultra resistência
Motor 1.0 turbo terá sua variante mais potente, com até 128 cv de máxima
Motor 1.0 turbo terá sua variante mais potente, com até 128 cv de máxima Motor 1.0 turbo terá sua variante mais potente, com até 128 cv de máxima

Veja a Record ao vivo e grátis pela internet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.