Volvo quer seduzir ricaços com XC60 mais econômico e ‘apimentado’
SUV ganhou com câmbio automático de oito marchas e motor turbo de 245 cavalos
Carros|Luiz Betti, do R7, no Rio de Janeiro*

Conhecida no mundo inteiro por sua tradição em segurança, a Volvo vem soltando novas cartas para se manter competitiva no cada vez mais acirrado mercado das marcas premiuns no Brasil. Após apresentar no mês passado o aventureiro urbano Volvo V40 Cross Country, a montadora sueca lançou nesta semana novos motor e câmbio que promete tornar mais econômica e apimentada a linha T5 da família 60, formada pelo sedã S60, a perua V60 e o utilitário XC60.
Para comprovar na prática o desempenho proporcionado pelo novo conjunto mecânico, o R7 Carros testou um exemplar do Volvo XC60 T5 R-Design

Logo na primeira arrancada, é possível sentir a força dos 245 cavalos (antes eram 240 cavalos) proporcionados pelo novo propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros, que faz o utilitário de 1.800 quilos acelerar como um compacto esportivo — segundo a montadora, o modelo atinge os 100 km/h em apenas 7,2 segundos.
Construído em um bloco de alumínio, o novo motor Drive-E é mais compacto e 23 quilos mais leve que o anterior Ecoboost 2.0. Além da potência. uma de suas principais melhorias sentidas na prática é o torque, que além de maior (35,7kgfm contra 32,6kgfm) agora está disponível numa faixa de giros menor, a partir de 1.500.
Lançado nesta semana, o motor E-Drive equipará a versão T5 da família 60 da Volvo, formada por XC60, S60 e V60 Saiba tudo sobre carros! Acesse R7.com/carros
Lançado nesta semana, o motor E-Drive equipará a versão T5 da família 60 da Volvo, formada por XC60, S60 e V60 Saiba tudo sobre carros! Acesse R7.com/carros
Ao volante, o reajuste trouxe maior agilidade na cidade, ultrapassagens mais seguras na estrada e ótima sintonia com a nova transmissão automática de oito velocidades Geartronic, proporcionando trocas rápidas e quase imperceptíveis.
O maior número de marchas, por sinal, contribui para manter o giro do motor em baixas rotações — mesmo acima dos 100 km/h, o ponteiro do conta-giros está abaixo dos 2.000 rpm. Nesse ponto, quem sai ganhando é o menor consumo — a montadora aponta médias de 8,0 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
Na hora de encarar as curvas, o Volvo XC60 oscila pouco e transmite segurança, mesmo nas entradas mais vigorosas. Por fim, outro destaque é o excelente isolamento acústico da cabine, que permite aos passageiros conversarem tranquilos sem ruídos externos.
Custando a partir de R$ 162.950 na versão T5 Drive-E Dynamic, o XC60 ganhou melhorias que o fortalecem na briga contra os rivais, entre eles BMW X1 e Range Rover Evoque, e o mantêm em dia para seguir no papel de um dos carros chefes da montadora sueca no País.
* Viagem a convite da Volvo Cars Brasil
Saiba tudo sobre carros! Acesse R7.com/carros


























