Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caso Bernardo: Justiça nega liberdade para Evandro Wirganovicz

Ele é uma das quatro pessoas acusadas de envolvimento na morte da criança em abril deste ano

Cidades|Do R7, com Rede Record

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou na última quarta-feira (29) o pedido de habeas corpus para Evandro Wirganovicz, acusado de participação na morte do menino Bernardo Uglione Boldrini,de 11 anos. O réu responde por homicídio triplamente qualificado no processo criminal, juntamente com sua irmã Edêlvania Wirganovicz. Também são réus no processo o pai do garoto, o médico Leandro Boldrini, e a madrasta, a enfermeira Graciele Ugulini. O médico também teve o pedido de habeas corpus negado no dia 23 de outubro. O processo criminal tramita na Comarca de Três Passos.

Pai do menino Bernardo tem pedido de habeas corpus negado. Relembre:

A defesa de Wirganovicz alegou, entre outras coisas, que o prazo na formação de culpa apresentava excesso, pois o réu está preso há 4 meses e 19 dias, sem que exista previsão para o encerramento da instrução. Sustentou ainda a existência de novos fatos que demonstram não persistirem os requisitos da prisão, citando o depoimento da delegada de polícia, que lançou a dúvida sobre quem realmente teria preparado a cova onde a vítima foi encontrada. 

O relator do habeas corpus, desembargador Julio Cesar Finger, analisou, entre outras questões, que os indícios de autoria colhidos durante o inquérito policial são suficientes para manter a prisão. "Entendo que a prova mencionada pelo impetrante não é capaz de excluir a totalidade dos indícios que recaem sobre ele", sustentou o relator.

Publicidade

Avó de Bernardo conta que relacionamento com genro era difícil e não concordava com casamento da filha

Caso Bernardo: descaso, provocações e abandono de pai e madrasta eram comuns, dizem testemunhas

Publicidade

Para o magistrado, o depoimento não tem o poder de excluir os demais elementos que comprovam a participação de Wirganovicz no crime. Citou, portanto, as declarações de outras duas testemunhas que afirmaram ter visto o carro de Evandro Wirganovicz nas proximidades do local onde o corpo de Bernardo foi enterrado. O desembargador sustentou ainda que o depoimento do próprio réu teria apresentado contradições relevantes.

Liberdade negada

Publicidade

O pai do garoto, Leandro Boldrini, também teve o pedido de liberdade negada no dia 23 de outubro. A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado rejeitou o pedido baseada em dois fatos: o primeiro referente à competência do colegiado. Os desembargadores entenderam que essa incumbência é da 1ª Câmara do TJ. Além disso, consideraram que o pedido foi feito de modo “informal”, junto a outros pontos em discussão. O TJ ainda entendeu ser necessária uma formalização. Caso insista no habeas corpus, a defesa vai ter de formalizá-lo e encaminhá-lo à 1ª Câmara, para novo julgamento.

Além disso, a Justiça também rejeitou o pedido de revisão da denúncia efetuada pelo MP (Ministério Público), referente ao caso da morte do menino. A defesa do médico alegou que o MP errou ao denunciar o médico por “omissão e participação” no mesmo crime (ele é acusado de ter premeditado a morte de Bernardo e também ter sido omisso na criação do garoto). 

Bernardo Boldrini, de 11 anos, sumiu no dia 4 de abril. O corpo da criança foi achado dez dias depois em um matagal
Bernardo Boldrini, de 11 anos, sumiu no dia 4 de abril. O corpo da criança foi achado dez dias depois em um matagal Bernardo Boldrini, de 11 anos, sumiu no dia 4 de abril. O corpo da criança foi achado dez dias depois em um matagal

Segundo a defesa, essas duas acusações são incompatíveis entre si. A 3ª Câmara, no entanto, entendeu que esse não é o momento adequado para decidir o mérito da questão e negou o pedido. De acordo com a assessoria do TJ, o caso segue normalmente e, se o juiz responsável entender que a denúncia está equivocada, pode pedir a retificação posteriormente, sem prejuízo ao andamento do caso. 

Relembre o caso

Bernardo Uglioni Boldrini, de 11 anos, desapareceu em 4 de abril deste ano, em Três Passos, no interior do Rio Grande do Sul. O corpo da criança foi encontrado na noite do dia 14 de abril, em Frederico Westphalen, dentro de um saco plástico e enterrado às margens de um rio. Edelvânia Wirganovicz, amiga da madrasta Graciele Ugulini, admitiu o crime e apontou o local onde a criança foi enterrada.

Respondem ao processo criminal Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz. A denúncia foi aceita pelo Juiz Marcos Luís Agostini em 16 de maio. Os réus estão presos.

Sem TV, madrasta acusada de matar Bernardo pede para mudar de presídio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.