Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI da boate Kiss é inútil, dizem famílias após gravação de vereadores

Áudio insinua que investigação feita pela comissão "vai dar em nada"

Cidades|Do R7

Familiares de vítimas ocupam a Câmara de Vereadores de Santa Maria desde a última terça-feira (25)
Familiares de vítimas ocupam a Câmara de Vereadores de Santa Maria desde a última terça-feira (25) Familiares de vítimas ocupam a Câmara de Vereadores de Santa Maria desde a última terça-feira (25) (Yuri Weber/Agência O Dia/Yuri Weber)

O presidente da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia na Boate Kiss, Adherbal Alves Ferreira, desqualificou a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a tragédia da boate Kiss. A declaração foi dada após Ferreira ter acesso a gravação de conversa entre vereadores em que há supostas orientações de que a apuração de responsabilidades no incêndio teria que “dar em nada”.

— Nós entendemos que essa CPI é totalmente inútil porque depois das gravações que a gente ouviu da conversa deles, ficou para nós inválida. Não interessa mais quem eles vão chamar porque não vai dar em nada mesmo.

A conversa entre os vereadores Maria de Lourdes Castro (PMDB) e Dr. Tavores (DEM) foi gravada por um assessor dele, Amilcar Rocha. Depois do áudio vir à tona, cerca de 150 manifestantes, dentre eles, famílias e amigos de vítimas ocuparam a Câmara de Vereadores de Santa Maria (RS) na noite desta terça-feira (25).

O grupo pede a renúncia dos vereadores envolvidos, a exoneração do procurador-jurídico da Câmara, Robson Zinn, e a saída do prefeito Cezar Schirmer (PMDB).

Publicidade

— Para nós desocuparmos a Câmara, uma das pautas tem que ser aceita porque já perdemos demais. Nós não queremos perder tanto assim.

Assista à reportagem:

Publicidade

Gravação

Em boa parte da gravação, eles demonstram receio com algumas atitudes da relatora da CPI, a vereadora Sandra Rebelato (PP). O assessor de Dr. Tavores fala sobre supostas orientações.

Publicidade

— Ela [Sandra] pediu que não poderia dar em nada [a CPI], porque chegaria não sei onde.

A vereadora Maria de Lourdes manifesta preocupação com as investigações chegarem ao nome do secretário municipal de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica.

— Vamos jogando, porque vai chegar no [Giovani] Mânica, e chegando no Mânica, vai chegar no prefeito [Cezar Schirmer].

Na quarta passada (26), Ferreira já tinha adiantado ao R7 sobre a articulação em torno da CPI. Ele citou o momento em que Maria de Lourdes fala que Sandra Reb

elato “começou a fazer essas loucuras”.

Para pai de vítima, CPI da boate Kiss estava sendo camuflada por vereadores

— Ela [Maria de Lourdes] fala que [Sandra Rebelato] cometeu uma loucura e que não deveria ter deixado o nosso advogado entrar na CPI e também diz que se pegasse a pessoa dos sócios da boate [Elissandro Sphor e Mauro Hoffmann], chegaria no Mânica, e que chegaria no prefeito. [...] Ele [advogado] começaria a fazer perguntas que começariam a dar problemas para eles.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o prefeito Cezar Schirmer informou ao R7 que não tem relação com a ocupação do plenário.

— É um assunto da Câmara de Vereadores.

Sobre ele ter sido citado na gravação, Schirmer garante que não tem ligação com a CPI.

— São comentários internos a respeito da condução da CPI em que nada me envolvem. 

Incêndio

O incêndio dentro da boate Kiss no centro de Santa Maria, cidade a 290 km da capital, Porto Alegre, aconteceu na madrugada de 27 de janeiro. O número de mortos chegou a 242. 

O fogo começou porque, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, um dos integrantes acendeu um artefato pirotécnico — uma espécie de fogo de artifício

chamado "sputnik" — que, ao ser lançado, atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. As chamas se espalharam em poucos minutos.

A casa noturna estava cheia na hora que o fogo começou. Cerca de mil pessoas estariam no local. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Os donos não tinham qualquer autorização do Corpo de Bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. O alvará da boate estava vencido desde agosto de 2012, afirmou o Corpo de Bombeiros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.