Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exército ajuda na remoção de escombros de tornado que deixou mortos e amputados em SC

Quatro pessoas estão em estado grave após perderem membros em escombros 

Cidades|Do R7

Oeste catarinense foi atingido por tornado na segunda-feira
Oeste catarinense foi atingido por tornado na segunda-feira Oeste catarinense foi atingido por tornado na segunda-feira

Ao menos 100 homens do Exército ajudam no trabalho de remoção de escombro e apoio na região oeste de Santa Catarina, afetadas pelos estragos deixados por um tornado, na segunda-feira (20). Duas pessoas morreram após a passagem da forte ventania que atingiu outras 12 cidades com menor impacto.

Os trabalhos devem ser intensos nesta quarta-feira (22) e a presidente Dilma deve determinar um valor a ser disponibilizado pelo governo federal para ajuda. 

Mais de 10 mil pessoas foram afetadas, sendo que 1.000 tiveram que deixar suas casas e ficar em abrigos. Ao menos 120 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região. Segundo a Defesa Civil, quatro pessoas sofreram amputações e estão em estado grave no hospital. A cidade mais afetada foi Xanxerê. 

Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, 2.600 edificações sofreram algum tipo de dano, algumas delas foram completamente destruídas.

Publicidade

Dois morrem e 10 mil são afetados por tornado em Santa Catarina

Os ventos de até 200 km/h afetaram, principalmente, a parte central do município de Xanxerê, que tem cerca de 47.000 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Entre as demais cidades atingidas, estão Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Ponte Serrada.

Publicidade

O governador Raimundo Colombo (PSD) chegou ao município de helicóptero na manhã desta terça-feira (21). Junto ao secretário-adjunto do Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, Colombo acompanha o levantamento dos estragos causados e a prestação de socorros. O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve chegar em Xanxerê por volta das 18h.

Socorros

Publicidade

O Estado encaminhou para a região equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A prefeitura organizou abrigos para mais de 500 famílias. 

A Prefeitura de Jaraguá do Sul doou mais 500 colchões e 1.000 cobertores, recebidos em eventos anteriores e que serão destinados as vítimas de Xanxerê. A região é fria, principalmente durante a noite. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.