Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Especialista explica o que é preciso saber antes de comprar um imóvel na planta

Segundo pesquisa, 87% dos brasileiros sonham com a casa própria; especialista comenta principais pontos que devem ser observados por quem tem interesse na modalidade

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O sonho da casa própria faz parte dos planos de 87% dos brasileiros. É o que mostra um estudo realizado pelo Censo de Moradia QuintoAndar em parceria com o Instituto Datafolha. Segundo a pesquisa, os entrevistados valorizam mais a casa própria do que estabilidade financeira, religião e filhos.

A sondagem coletou respostas de 3.186 indivíduos acima de 21 anos em todo país em outubro de 2021. Na visão de Willian Gonzales Sorensen, engenheiro civil, sócio-administrador e CEO da SWA Realty, empresa de empreendimentos residenciais de médio padrão, os números demonstram que os brasileiros continuam priorizando a conquista de um imóvel.

“As residências sempre representaram um lugar de segurança para a família e adquiriram uma posição ainda mais especial ao longo da crise sanitária. As nossas casas foram o nosso porto seguro durante o confinamento, lugar de trabalhar, estudar, descansar e se manter a salvo no momento mais crítico da pandemia de Covid-19”, observa. “Por isso, mais do que nunca, cresce o sonho de conquistar o lar doce lar”, complementa.

Neste cenário, segundo Sorensen, uma modalidade ganha destaque: a aquisição de imóvel na planta. “Comprar uma casa ou apartamento na planta é adquirir um imóvel que ainda está na fase de planejamento ou construção. A modalidade tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e apresenta uma série de vantagens, tanto para quem deseja comprar o imóvel para morar sozinho ou com a família, quanto para quem quer investir”.

Publicidade

Apesar disso, prossegue, a aquisição de imóvel na planta ainda é cercada por dúvidas. A seguir, a reportagem organizou as orientações do especialista para quem tem interesse em comprar uma casa ou apartamento na modalidade:

Localização

Publicidade

“Vivemos em um mundo cada vez mais digital, onde o home office e o EaD (Ensino a Distância) fazem parte da rotina de muitas pessoas. Mesmo assim, ninguém quer morar em um imóvel de difícil acesso, onde seja difícil receber os familiares e amigos”, observa.

Por isso, complementa, a localização é um item a se considerar na hora de procurar um apartamento na planta. “Elementos como proximidade de pontos comerciais, escolas, faculdades, vias importantes e pontos de ônibus e metrô são, e sempre serão, muito importantes, especialmente neste pós-pandemia, quando estamos retomando as atividades presenciais e sentimos a necessidade de voltar a circular”.

Publicidade

Custo Benefício e valorização do imóvel

Sorensen afirma que quem busca comprar um imóvel na planta deve se certificar sobre o custo benefício que a compra trará e qual a valorização do imóvel.

“É nesses tópicos que é possível verificar onde se tem a oportunidade de comprar um imóvel pouco abaixo do valor normal do mercado por ser na planta mas, ao mesmo tempo, ele será muito mais valorizado após o término da construção”.

Poder de escolha

Para o especialista, uma das principais vantagens que a aquisição de um imóvel na planta oferece é o poder de escolha, já que alguns apartamentos dão ao proprietário a possibilidade de definir detalhes, como a opção por uma sacada ampliada, ou não. 

“A oportunidade de analisar e escolher as particularidades do novo imóvel pode fazer toda a diferença, pois, para ser um lar de verdade, este precisa atender às expectativas e necessidades de seus moradores”, pontua. “Para investidores, o poder de escolha também é um diferencial, pois o apartamento já será entregue com os objetivos definidos”.

Planejamento

Para concluir, o CEO da SWA Realty destaca que um imóvel comprado na planta oferece ao comprador a oportunidade de imaginar o apartamento com as decorações e planejamento almejados.

“Para que a compra de um apartamento seja, de fato, a realização de um sonho, para além de uma ótima estrutura, é preciso ter atenção aos detalhes que trarão conforto ao novo lar. Neste sentido, comprar um imóvel na planta também é uma vantagem, pois há tempo e espaço para imaginar, pesquisar e procurar as melhores opções, o que é essencial para tomar a melhor decisão”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://swainc.com.br/

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.