Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FGTS, adiantamento do 13º e Auxílio Brasil: veja quem tem direito e quando sacar

O saque extraordinário do FGTS começa no dia 20 de abril e será realizado até junho, relativo ao mês de nascimento

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A partir do mês de abril, diversos brasileiros poderão contar com um dinheiro a mais na conta. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inicia o calendário para o saque extraordinário e o 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS será adiantado.

Os trabalhadores já podem conferir se têm direito ao saque extraordinário de até mil reais do FGTS e a data que vai poder sacar o dinheiro. Os primeiros a serem beneficiados são os nascidos em janeiro, que terão os recursos liberados no dia 20 de abril. O calendário vai até 15 de junho para os nascidos em dezembro.

Segundo a Caixa, cerca de 30 bilhões de reais serão liberados para cerca de 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque. A novidade é a nova versão do aplicativo do FGTS, onde poderá ser consultado o valor a ser creditado e a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.

O trabalhador poderá informar, ainda, que não quer receber. Neste caso, o débito não vai ser realizado na conta do FGTS. Aliás, essa solicitação também pode ser feita no aplicativo. Também poderá ser feita a alteração cadastral para criação de conta poupança digital.

Publicidade

A consulta do saldo continua sendo realizada no site fgts.caixa.gov.br, nas agências da Caixa e por SMS. No site, o trabalhado pode saber se tem direito ao Saque Extraordinário; e consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.

Se a conta não for movimentada até 15 de dezembro deste ano, a devolução dos valores devidamente corrigidos será automática.

Publicidade

Confira o calendário do novo saque do FGTS

Mês de nascimento: Janeiro

Publicidade

Data da liberação: 20 de abril

Mês de nascimento: Fevereiro

Data da liberação: 30 de abril

Mês de nascimento: Março

Data da liberação: 4 de maio

Mês de nascimento: Abril

Data da liberação: 11 de maio

Mês de nascimento: Maio

Data da liberação: 14 de maio

Mês de nascimento: Junho

Data da liberação: 18 de maio

Mês de nascimento: Julho

Data da liberação: 21 de maio

Mês de nascimento: Agosto

Data da liberação: 25 de maio

Mês de nascimento: Setembro

Data da liberação: 28 de maio

Mês de nascimento: Outubro

Data da liberação: 1º de junho

Mês de nascimento: Novembro

Data da liberação: 8 de junho

Mês de nascimento: Dezembro

Data da liberação: 15 de junho

13º salário do INSS

O pagamento do abono anual devido aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será adiantado e ocorrerá em duas parcelas, sendo a primeira em maio e a segunda no mês de junho. Geralmente, o pagamento ocorre nas competências agosto e novembro.

Aposentados e pensionistas, em maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do que os 50%. Nesse caso, a antecipação é calculada de acordo com o tempo de duração do benefício.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os segurados que recebem benefícios assistenciais. Por isso, o número de benefícios com o 13º salário é menor que o número total de benefícios pagos pelo INSS.

Começa pagamento do Auxílio Brasil de abril

A Caixa Econômica Federal paga, a partir desta quinta-feira (14) a parcela de abril do Auxílio Brasil. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.