Governo do RS desloca UTIs móveis de outras cidades para Santa Maria
Serviços de saúde de Caxias do Sul, Canos, Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo e Porto Alegre foram mobilizados
Cidades|Do R7
O governo do Estado do Rio Grande do sul mobilizou serviços de saúde para atender vítimas do incêndio em Santa Maria, a cerca de 300 km da capital Porto Alegre.
De acordo com informações do governo, UTIs móveis das cidades de Caxias do Sul, Canos, Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo e Porto Alegre foram deslocads para a cidade onde aconteceu a tragédia.
O processo de mobilização foi organizado pela Secretaria de Saúde do Estado. OS coordenadores regionais também foram encaminhados a Santa Maria para estabelecer uma estrutura de atendimento.
Você estava no local? Envie seu relato
Veja as fotos: fogo atinge boate durante festas de universitários no Rio Grande do Sul
A secretaria colocou à disposição também leitos em diversos hospitais da região, além do estoque de sangue do Hemocentro para que seja utilizado no local. O secretário de Saúde Ciro Simoni informou que uma força tarefa está sendo articulada para atender as famílias das vítimas. Segundo Simoni, outros estados estão fazendo oferta de ajuda.
— Não haverá falta de sangue, nem de leitos. Recebemos ofertas de ajuda de outros Estados, como Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Nossos coordenadores regionais estão todos mobilizados e o Departamento de Ação em Saúde já entrou em contato com a organização internacional Médicos Sem Fronteiras para buscar apoio.
De acordo com a psicóloga e diretora do departamento, Sandra Fagundes, profissionais do Estado e voluntários da área de saúde mental trabalham neste domingo (27) no Centro Desportivo Municipal (CDM), onde estão os corpos das vítimas da tragédia para prestar assistência aos familiares.