Grande Vitória tem mais um dia sem ônibus nas ruas
Moradores estão trancados em casa e comércios fecharam as portas desde o fim de semana
Cidades|Do R7
Os cerca de 1.300 ônibus que circulam pela Grande Vitória não saíram das garagens nesta sexta-feira (10). De acordo com o presidente do Sindirodoviarios-ES, desde segunda-feira (6) o transporte está irregular na região por falta de segurança. Edson Bastos explicou ao R7 que a categoria tentou sair com os ônibus em ao menos duas ocasiões, mas após motoristas serem parados e ameaçados por criminosos, os coletivos foram recolhidos.
— A intenção é voltar quando estabelecer a ordem no Estado, porque está terra de ninguém.
Na Grande Vitória, os policiais não estão nas ruas desde sábado (4), quando foi iniciado o movimento dos familiares. Nesta madrugada, após mais de 10 horas de negociação, a reunião entre os representantes do governo do Espírito Santo e os familiares dos policiais do Estado acabou sem uma resolução entre as partes.
A ata da reunião mostra a proposta dos representantes do governo. Nela, é proposto que o movimento acabe na manhã desta sexta, com a desobstrução dos acessos das unidades da Polícia Militar. Além disso, pede para que todos os policiais retomem suas atividades regularmente.
A proposta do governo garante que os crimes e as infrações dos policiais serão apurados com isenção e sem perseguição aos que participaram do movimento. O documento foi assinado apenas pelo comitê de negociação. As famílias dos policiais não assinaram o acordo.
Desde sábado, os policiais estão paralisados. Até o momento, foram registrados 113 homicídios na região e aconteceu uma onda de saques e roubos.