Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Greve da PM: Ministério da Justiça autoriza e Força Nacional desembarca em Pernambuco

Estado enfrenta onda de saques após policiais militares cruzarem os braços

Cidades|Da Agência Brasil, com informações do R7

Loja de sapatos em Abreu e Lima, na Grande Recife, é invadida e saqueada durante a greve da PM de Pernambuco
Loja de sapatos em Abreu e Lima, na Grande Recife, é invadida e saqueada durante a greve da PM de Pernambuco Loja de sapatos em Abreu e Lima, na Grande Recife, é invadida e saqueada durante a greve da PM de Pernambuco

O Ministério da Justiça autorizou nesta quinta-feira (15) o envio de homens da Força Nacional de Segurança Pública para Pernambuco, a pedido do governador João Lyra Neto. Na última terça-feira (13), policiais e bombeiros militares decretaram greve em todo o Estado.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União, a Força Nacional está autorizada a permanecer em Pernambuco pelo período necessário, até o encerramento da greve, para atuar em ações de segurança e ordem pública.

Segundo a Secretaria de Defesa Social, agentes da Força Nacional já desembarcaram no Estado. A pasta informou, às 9h50, que agentes se encontravam neste horário no Centro de Ensino Metropolitano em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife.

Pernambuco registrou onda de saques após os agentes de segurança suspenderem as atividades por reajuste salarial. Em Abreu e Lima, na região metropolitana de Recife, o comércio fechou as portas em razão de saques a lojas, que tiveram início na tarde de quarta (14).

Publicidade

Reportagem da Rede Record contabilizou ao menos sete homicídios entre a noite de quarta e a madrugada de quinta. Policiais civis tinham de ser escoltados para fazer o registro dos crimes no local.

O governo de Pernambuco pediu ao governo federal o envio de tropas das Forças Armadas e da Força Nacional ao Estado após decretação da greve da Polícia Militar. Ofícios foram encaminhados pelo governador à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O documento justifica a medida em razão de "iminente ameaça à paz e à ordem em todo território pernambucano".

Publicidade

Reajuste

Segundo o subtenente Ricardo Lima, diretor da Aspra (Associação dos Praças de Pernambuco), uma passeata acontece na manhã desta quinta até o Palácio Campo das Princesas, sede do governo. Ele disse que, em reunião na tarde de quarta (14), o governo propôs fazer um estudo no plano de carreira e investimentos na corporação, mas não sinalizou com aumento salarial. 

Publicidade

A Justiça decretou a greve dos PMs ilegal e determinou a cobrança de multa de R$ 100 mil por dia paralisado. A categoria pede reajuste salarial de 50% para soldados e 30% para oficiais a partir de janeiro, melhores condições de trabalho e implantação do plano cargos e carreiras. Em contrapartida, o governo reforçou a disposição de garantir um reajuste de 14,55% a partir de junho.

O governo de Pernambuco disse, em nota, que, “no ano de 2011, foi realizada uma negociação entre o governo do Estado e os policiais e bombeiros militares, tendo sido pactuado os reajustes para os anos de 2012, 2013 e 2014, o que foi aprovado por toda a categoria. Deste acordo, somente neste ano de 2014 todos militares terão 14,55% de reajuste, o que representa praticamente três vezes a inflação do período.

Assista à reportagem:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.