Greve de motoristas afeta mais de 200 mil em Porto Alegre
Prefeitura entrou na Justiça para pedir o fim da paralisação
Cidades|Do R7, com Rede Record

A greve de motoristas e cobradores da empresa Carris, em Porto Alegre (RS), afeta mais de 200 mil pessoas nesta sexta-feira (30). Dos cerca de 380 ônibus da empresa, apenas 30% estão circulando, segundo a Comissão dos Funcionários da Carris.
A prefeitura da capital informou que já entrou na Justiça para pedir o fim da paralisação e alegou que não foi feito o aviso prévio de 72 horas previsto em lei para que o movimento fosse iniciado. O prefeito José Fortunati disse ainda que os trabalhadores terão o dia descontado da folha de pagamento.
Os funcionários reclamam da falta de segurança para motoristas, cobradores e passageiros, uniformes de má qualidade, falta de condições para cumprimento dos horários, além do pagamento de um prêmio motivacional que não foi feito e estava previsto. Sobre a bonificação, o prefeito afirmou que será feita uma avaliação coletiva de metas antes de o valor ser pago.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) marcou uma reunião às 14h com a direção da empresa, uma comissão de trabalhadores da companhia e representantes do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre. Cerca de 90% dos trabalhadores aderiram ao movimento.
Durante a manhã, os pontos de ônibus estavam lotados e muitas pessoas não conseguiram chegar ao trabalho. A movimentação foi diminuindo nos terminais, mas o trânsito ficou complicado em todas as principais vias.
Veja mais notícias na nova Home do R7














