Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

JR: sobreviventes dizem que havia superlotação em barco naufragado no Amapá

Acidente aconteceu por volta das 9h30 deste sábado (12)

Cidades|Do Jornal da Record

  • Google News
Barco afundou na manhã deste sábado (12)
Barco afundou na manhã deste sábado (12)

Os sobreviventes do naufrágio no Amapá contaram que havia superlotação na embarcação. Segundo eles, o barco levava mais de cem pessoas quando a capacidade era de apenas 40. O acidente aconteceu por volta das 9h30 deste sábado (12). Ao menos 12 pessoas morreram.

Entre as vítimas, estão o comandante do barco e uma criança. Uma das sobreviventes tinha marcas de unha de um outro ocupante do barco que não conseguiu escapar com vida. Ela conta que tudo aconteceu muito rápido.


— Do nada, o barco virou. Tinha muita gente, muita criança, muito idoso.

Os bombeiros não confirmam a superlotação. De acordo com o comandante geral da corporação Miguel Rosário, o mais provável é que a embarcação tenha batido em um banco de areia, perdeu a estabilidade e afundou.


Leia mais notícias de Cidades

A maioria das vítimas foi resgatada no local por outras pessoas que participavam do evento, assim como por fiscais que estavam na área.


Por causa do acidente, o prefeito do Macapá, Clécio Luís, decretou luto oficial por três dias

“Logo que tomamos conhecimento do acontecido, colocamos toda estrutura do Samu e da Secretaria da Saúde do Município à disposição para auxiliar no atendimento às vítimas e no apoio aos familiares. Com imenso pesar, continuaremos prestando todo o apoio necessário", lamentou o prefeito em nota enviada pela sua assessoria de imprensa.


Naufrágio

O barco fazia o trajeto do Círio Fluvial, que sai do Parque do Grego, no porto de Santana, percorre a orla de Macapá e retorna ao ponto de partida. 

A embarcação já estava voltando para a origem do passeio quando, segundo relatos de sobreviventes, teria ocorrido uma explosão. Os passageiros teriam se concentrado na frente do barco, que não suportou o peso e virou. A informação ainda não foi confirmada pelas autoridades locais.

Já a capitã-tenente da Capitania dos Portos Ivone de Oliveira Freitas não descartou a possibilidade de a embarcação ter transportado um número de pessoas acima da capacidade. As causas serão conhecidas dentro de 90 dias, prazo para a conclusão do inquérito administrativo instaurado.

Segundo a capitania, o barco estava com os documentos necessários, havia sido devidamente fiscalizado, dispunha de colete salva-vidas para todos os passageiros e o comandante — que foi encontrado morto — tinha habilitação.

A secretaria de Comunicação da Prefeitura de Macapá informou que o acidente ocorreu em um canal usado por navios de médio e grande porte. Por isso, tem maior profundidade e a correnteza é mais intensa.

A Marinha no local, responsável pela apuração do ocorrido, informou que as razões do acidente ainda são desconhecidas. 

Leia mais notícias de Cidades 

A embarcação era uma das que participavam de uma procissão religiosa pelo Círio de Nazaré. No final do percurso, próximo ao destino final, que era Macapá, houve o naufrágio. Segundo a Capitania dos Portos, na área em que o acidente aconteceu não havia vento forte e o tempo era estável.

A maioria das vítimas foi resgatada no local por outras pessoas que participavam do evento, assim como por fiscais que estavam na área.

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.