Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Juiz proíbe revista íntima em mulheres nos presídios de Pernambuco

Ele se baseou em pesquisa que aponta três flagrantes para cada 10 mil inspeções 

Cidades|Do R7

Pesquisa usada como base para decisão do juiz aponta que três flagrantes para cada 10 mil inspeções
Pesquisa usada como base para decisão do juiz aponta que três flagrantes para cada 10 mil inspeções

O juiz Luiz Rocha, da 1ª Vara de Execuções Penais do Recife (PE), determinou a proibição da revista íntima nas unidades penais que atendem mais de 15 mil detentos na capital e região metropolitana. A medida deve ser colocada em prática a partir da próxima segunda-feira (5).

Segundo o juiz, a decisão foi baseada em uma pesquisa feita pela Rede Justiça Criminal entre 2010 e 2013, que mostra que, a cada 10 mil inspeções realizadas em familiares de presos no Estado de São Paulo, só três flagram itens proibidos. Ele afirmou que a revista é uma ‘ afronta à dignidade da pessoa humana’ e que ‘os itens ilegais chegam por outros diversos meios’.

As unidades que devem adotar a medida são o Complexo Prisional do Curado, o Centro de Triagem, em Abreu e Lima, o Presídio de Igarassu, o Hospital de Custódia e Tratamento Psquiátrico e as duas Colônias Penais Femininas, em Abreu e Lima e no Recife.

Apenas 3 em cada 10 mil visitantes entram com itens proibidos em presídios, aponta levantamento

Os órgãos como a Seres (Secretaria de Ressocialização), Ministério Público de Pernambuco, OAB (Ordem de Advogados do Brasil) e entidades civis têm 30 dias para enviar um parecer sobre a decisão para o juiz decida se mantém a medida. Os diretores dos presídios também podem pedir anulação da decisão. Os funcionários que não cumprirem a ordem podem ser punidos. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.