Small-house Faça do R7.com sua página inicial

SIM NÃO

Cidades

1/3/2013 às 13h48 (Atualizado em 1/3/2013 às 14h05)

Justiça decreta prisão preventiva de envolvidos em incêndio em Santa Maria (RS)

Polícia havia feito pedido para ter "mais tempo e folga" para investigação

Do R7

Justiça decreta prisão preventiva dos sócios da boate Kiss nesta sexta-feira (1º) Juliano Mendes/Futura Press/Estadão Conteúdo

A Justiça decretou nesta sexta-feira (1º) a prisão preventiva dos quatro suspeitos de envolvimento no incêndio da boate Kiss, em 27 de janeiro, em Santa Maria (RS). Os sócios-proprietários do estabelecimento, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão são investigado pela participação na morte de 239 pessoas dentro da boate Kiss no fim de janeiro.

O pedido de prisão preventiva, que não tem prazo estabelecido em lei, foi feito pelo delegado responsável pelo caso, Sandro Meinerz, nesta quinta-feira (27) porque as prisões temporárias seriam vencidas neste domingo (3). E, de  acordo com Meinerz, o pedido de prisão é para a Polícia Civil ter "mais tempo e folga" para avançar nas investigações.

Segundo o delegado, pelo menos 350 pessoas já foram ouvidas pela polícia e o número deve chegar a 500 até desta semana. Há possibilidade de indiciamento de pessoas relacionadas aos donos da boate — o estabelecimento está no nome da mãe e da irmã de um dos sócios — e a investigação está focada também nos possíveis problemas na expedição do alvará da boate.

— Estamos preocupados em correr atrás das provas. Estamos ouvindo testemunhas, bombeiros e funcionários da prefeitura sobre a questão dos alvarás. Estamos muito centrados nessa questão dos alvarás.

Segundo o TJ-RS (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul, ao analisar o pedido da polícia, o juiz Ulysses Louzada destacou que há seguros elementos de materialidade delitiva, da existência de crime. Ainda que não tenham sido disponibilizados os autos de necropsia de todas as vítimas, há que se considerar, para o momento, suficientes as provas da materialidade.

Veja a cobertura completa da tragédia

Maioria das vítimas era de estudantes. Veja o perfil

Em sua decisão, o magistrado disse que o acontecimento gerou comoção mundial e motivou uma série de mudanças de comportamento especialmente quanto à estrutura de casas noturnas e locais de concentração de pessoas, aumentando a corrida à fiscalização e aos cuidados com itens de segurança.

Paralelamente, o juiz ressalta o fato de que a estrutura física do estabelecimento – como a ausência de portas que funcionassem como saídas de emergência e de outras aberturas comprometia a circulação de pessoas e a evacuação imediata do local.

Um mês de tragédia

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, a 290 km de Porto Alegre, aconteceu na madrugada do dia 27 de janeiro e deixou 239 mortos e mais de cem feridos. O fogo teria começado quando a banda Gurizada Fandangueira se apresentava. Segundo testemunhas, durante o show foi utilizado um sinalizador — uma espécie de fogo de artifício chamado "sputnik" — que, ao ser lançado, atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. As chamas se alastraram em poucos minutos.

A casa noturna estava superlotada na noite da tragédia, segundo o Corpo de Bombeiros. O incêndio provocou pânico e muitos não conseguiram acessar a única saída da boate. Os proprietários do estabelecimento não tinham autorização dos bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. O alvará da casa estava vencido desde agosto de 2012.

Polícia faz busca na casa dos músicos da banda Gurizada Fandangueira no RS

Dono de boate passa primeira noite em penitenciária e pede transferência

Esta é considerada a segunda maior tragédia do País depois do incêndio do Grande Circo Americano, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Em 17 de dezembro de 1961, o circo pegou fogo durante uma apresentação e deixou 503 mortos.

 

 

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Compartilhe
Saudade

Foto inédita do Google de jovem morta na tragédia em Santa Maria emociona pai

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Deixaram saudade

Acidentes aéreos tiraram a vida de personalidades do País; relembre

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Filhos da tragédia

Saiba como estão as crianças que ficaram sem os pais após crimes bárbaros

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Fim de casamento

Ex é suspeito de ter esganado jovem achada morta em motel de Pernambuco

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Cidades

  • Últimas de Notícias

Compartilhe
Caso Bernardo

RS: madrasta é suspeita de aplicar injeção letal em garoto encontrado morto em saco

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!