Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais da metade da população é contra casamento homossexual

No entanto, 50% dos entrevistados acham que direitos dos casais devem ser iguais

Cidades|Do R7

Mais da metade dos entrevistados na pesquisa sobre Tolerância Social à violência Contra as Mulheres, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), concordam total ou parcialmente com a proibição do casamento entre homossexuais. De acordo com o levantamento, 52% responderam sim a afirmação de que "o casamento de homem com homem ou de mulher com mulher deve ser proibido".

Porém, quando perguntados no sentido mais geral, 50% afirmaram concordar total ou parcialmente que "casais de pessoas do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos dos outros casais".

Já quando não se mencionam direitos ou casamento, mas somente a possibilidade de uma relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo, a aceitação é menor. Os dados indicam que cerca de 41% dos entrevistados concordaram que "um casal de dois homens vive um amor tão bonito quanto entre um homem e uma mulher".

Vítimas do preconceito: confira casos de crimes contra homossexuais em MG

Publicidade

Ministra critica demora em aprovação de lei que criminaliza a homofobia

Além disso, o maior nível de intolerância social ocorre em situações de demonstração pública do relacionamento homossexual já que 59% se incomodam ao "ver dois homens, ou duas mulheres, se beijando na boca em público".

Apesar das respostas sobre o tema serem divididas, segundo o Ipea, os dados mostram um "notável" avanço da "aceitação do princípio da igualdade de direitos de casais homossexuais e heterossexuais".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.