Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 10 mil são afetados por tornado em SC

Duas pessoas morreram e 1.000 estão desabrigadas; ministro da integração chega às 18h

Cidades|Do R7

A Defesa Civil Estadual contabilizou 1.000 desabrigados; cerca de 2.600 edificações sofreram algum tipo de dano
A Defesa Civil Estadual contabilizou 1.000 desabrigados; cerca de 2.600 edificações sofreram algum tipo de dano A Defesa Civil Estadual contabilizou 1.000 desabrigados; cerca de 2.600 edificações sofreram algum tipo de dano

Mais de 10.000 pessoas foram afetadas pelos estragos deixados por um tornado que afetou a região oeste de Santa Catarina na tarde de ontem (20). O levantamento foi divulgado na tarde desta terça-feira (21) pela Secretaria de Estado da Defesa Civil. Um casal, Deomir e Alcimar Sutir, morreu quando tentava socorrer os filhos.

Ao menos 120 pessoas estão feridas e foram encaminhadas para hospitais da região. Há casos de amputações de membros. Mais de 300 receberam atendimentos médicos no local.

A Defesa Civil Estadual contabilizou 1.000 desabrigados, que são as pessoas que perderam suas casas e estão em abrigos públicos. Ainda não foi feito levantamento do número de desalojados, que são as pessoas que tiveram que sair de casa, mas estão em casas de parentes ou amigos.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, 2.600 edificações sofreram algum tipo de dano, algumas delas foram completamente destruídas.

Publicidade

Dois morrem e 10 mil são afetados por tornado em Santa Catarina

Os ventos de até 200 km/h afetaram, principalmente, a parte central do município de Xanxerê, que tem cerca de 47.000 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Entre as demais cidades atingidas, estão Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Ponte Serrada.

Publicidade

O governador Raimundo Colombo (PSD) chegou ao município de helicóptero na manhã desta terça-feira (21). Junto ao secretário-adjunto do Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, Colombo acompanha o levantamento dos estragos causados e a prestação de socorros. O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve chegar em Xanxerê por volta das 18h.

Socorros

Publicidade

O Estado encaminhou para a região equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A Prefeitura organizou abrigos para mais de 500 famílias. 

A Prefeitura de Jaraguá do Sul doou mais 500 colchões e 1.000 cobertores, recebidos em eventos anteriores e que serão destinados as vítimas de Xanxerê.

Leia mais notícias de Cidades 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.