Mais de 9.000 pessoas são afetadas por incêndio em São Francisco do Sul (SC)
Dados foram divulgados pela Defesa Civil do Estado, na noite desta quinta-feira
Cidades|Do R7
O incêndio em um depósito de fertilizante em São Francisco do Sul (SC) tirou de casa 20% da população da cidade, segundo a Defesa Civil. Dos 46 mil moradores, cerca de 9.200 foram atingidos.
A Defesa Civil ainda acrescenta que não há previsão para o término dos trabalhos, mas que todas as ações feitas até agora ajudaram a reduzir a fumaça. A explosão no armazém, que tinha 10 toneladas de nitrato de amônio, aconteceu na noite de terça-feira (24). Um bombeiro voluntário está internado em estado gravíssimo.
A expectativa é de que na sexta-feira (27), uma nova mudança na direção do vento ajude a deslocar a nuvem de fumaça para o mar, afastando-a das cidades durante a madrugada e parte da manhã. Porém, a nuvem poderá voltar ao continente e até chegar ao sul do Estado de São Paulo. Mesmo assim, o governo de SC prevê que a fumaça persista por mais alguns dias.
Equipes da prefeitura trabalham evacuando bairros de São Francisco do Sul. Estima-se que 150 famílias, em torno de 800 pessoas, estejam desalojadas ou desabrigadas. Muitos moradores foram abrigados em uma escola.
A cidade está em situação de emergência. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, que é catarinense, esteve em São Francisco do Sul ontem. Nesta quinta-feira, reunida com a presidente Dilma Rousseff, ela explicou a situação. Dilma determinou que a Polícia Federal investigue o caso.
Trabalho de combate a incêndio químico em SC já dura mais de trinta horas