Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metade das vítimas de estupro no Brasil é criança

Na maioria dos casos envolvendo menores de 13 anos, agressores são conhecidos das vítimas

Cidades|Do R7

Os adolescentes (entre 14 e 17 anos) são vítimas de 19,4% dos casos
Os adolescentes (entre 14 e 17 anos) são vítimas de 19,4% dos casos Os adolescentes (entre 14 e 17 anos) são vítimas de 19,4% dos casos

Dados do estudo Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde divulgados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta quinta-feira (27) demonstram que 50,7% das vítimas de estupro no Brasil têm até 13 anos de idade. Os adolescentes (entre 14 e 17 anos) são vítimas em 19,4% dos casos.

As estatísticas revelam o perfil das vítimas baseadas nas notificações feitas ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) em 2011 e demonstram que mais de 70% dos estupros vitimizaram crianças e adolescentes. O estudo conclui que o "dado é absolutamente alarmante, uma vez que as consequências, em termos psicológicos, para esses garotos e garotas são devastadoras". Ainda de acordo com a pesquisa, 88,5% das vítimas eram do sexo feminino, 51% de cor preta ou parda e apenas 12% eram ou haviam sido casadas anteriormente.

Em relação ao agressor das vítimas até 13 anos, 24,1% são os próprios pais ou padrastos e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima. O estuprador desconhecido é maioria conforme a idade da vida aumenta. "Na fase adulta, este responde por 60,5% dos casos. No geral, 70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos/conhecidos da vítima".

Estupros na capital aumentam 5% em fevereiro

Idosa morre após estupro na frente da mãe de 100 anos em PE

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.