Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulheres maduras e instruídas são alvo frequente do golpe do namoro

Homens também são vítimas, mas sentem vergonha de ter caído na fraude e não buscam ajuda

Cidades|Ana Cláudia Barros, do R7

Vítimas resistem em acreditar que estão caindo em fraude
Vítimas resistem em acreditar que estão caindo em fraude Vítimas resistem em acreditar que estão caindo em fraude

Mulheres com razoável grau de instrução, acima de 35 anos, estão entre as vítimas mais frequentes dos scammers (golpistas virtuais), segundo a funcionária pública Crystal*, que mantém um blog com a finalidade de alertar sobre a ação desses criminosos.

— São advogadas, psicólogas, médicas, professoras, entre outras [...] Não podemos condenar essas mulheres. A pessoa não conhece o golpe. Não é uma idiota que deu dinheiro para um homem. O cara não é (apenas) o que ela pediu para Deus. Ele vai muito além disso.

A negação muitas vezes faz parte do processo. Segundo Crystal, não são incomuns casos em que a vítima resiste em acreditar que está se envolvendo com um fraudador.

— Algumas vezes, a família da vítima me procura e pede ajuda. Tenho que ficar horas e dias falando com ela. A sorte é que eu sei o passo a passo e vou antecipando o que vai acontecer. É assim que faço a pessoa se sintonizar e ver que tenho razão.

Publicidade

Homens também caem no golpe com frequência, mas são mais resistentes na hora de pedir ajuda, diz a funcionária pública.

— Eles procuram muito pouco [o blog], porque a vergonha é grande. Mas também caem, e caem muito.

Publicidade

Conheça os "golpes da Nigéria" e saiba se proteger

Crystal e a funcionária pública Meggie*, que também atua no combate à ação dos scammers, afirmam ter perdido a conta de quantas pessoas ajudaram. A primeira tenta fazer uma estimativa.

Publicidade

— Tenho 2.000 golpes publicados no meu blog. Foram denúncias de pessoas que me procuraram. Cada uma, se você olhar, tem acima de cem comentários de vítimas falando que passaram pelo mesmo golpe. São 6.000 pessoas que visitam por dia meu blog e que não chegam lá por acaso. Você só chega procurando. Em quatro anos, o blog teve 1,7 milhão de visualizações. O blog da Meggie tem também mais ou menos isso.

Fotos do ator Luciano Szafir são muito usadas em perfis falsos
Fotos do ator Luciano Szafir são muito usadas em perfis falsos Fotos do ator Luciano Szafir são muito usadas em perfis falsos

Perfis de famosos

Assim como anônimos, famosos também têm fotos roubadas por scammers, que usam as imagens para montar perfis falsos em diferentes redes sociais. No caso das personalidades brasileiras, a descrição sobre a personagem vem sempre em línguas estrangeiras. O alvo, geralmente, são vítimas da Europa.

De acordo com Crystal, o ator Luciano Szafir está entre os prediletos dos estelionatários.

— Szafir aparece muito em perfis franceses.

O ator afirma que se sente incomodado com o fato de a imagem dele ser usada para prejudicar pessoas.

— Isso me incomoda muito [...] Soube disso há uns dois anos. Na época, mandei para um advogado. Mas é tanta coisa para ver que não fiquei em cima. Literalmente, eu não tenho 1% da tecnologia que eu precisaria ter para tomar uma atitude, para eu poder fazer alguma coisa.

Na avaliação de Szafir, falta empenho das autoridades para coibir esse tipo de prática.

— Dá para encontrar [os golpistas], mas isso não tem sido prioridade. Se por acaso o filho ou a filha de algum político cair em um conto desse, passa a ser prioridade. Enquanto isso não acontece, não é?

*Nomes fictícios para proteger a identidade das funcionárias públicas

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.