Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação contra ataques em Santa Catarina prende sete pessoas em Joinville

Cerca de 20 mandados de busca e apreensão e de prisão foram cumpridos

Cidades|Do R7

Ônibus incendiado em Florianópolis na madrugada desta quarta-feira. Em uma semana, número de coletivos atacados chega a 28
Ônibus incendiado em Florianópolis na madrugada desta quarta-feira. Em uma semana, número de coletivos atacados chega a 28 Ônibus incendiado em Florianópolis na madrugada desta quarta-feira. Em uma semana, número de coletivos atacados chega a 28 ((2435) Cadu Rolim / Fotoarena)

Três suspeitos de envolvimento em ataques a ônibus, delegacias e bases da PM na região de Joinville, no norte de Santa Catarina, foram presos nesta quarta-feira (6), em uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e das polícias Civil e Militar. As autoridades cumpriram cerca de 20 mandados de busca e apreensão e de prisão. Em uma semana, o Estado já registra 65 ataques.

A Justiça já havia determinado a prisão temporária de Rafael de Oliveira, Antonio Rubens dos Reis e Jeilson William Airoso. Eles foram encontrados com drogas, armas e munições. Além dos três, durante a operação também foram presos Carlos Jardel Correia, Fabio Wress, Ademir de Borba e Mauri Gonzaga Lotero.

Leia mais notícias de Cidades

Durante encontro de governador e ministro da Justiça sobre segurança em SC, Estado registra 61º ataque

Publicidade

O delegado Jeferson Alessandro Prado Costa disse que há indícios de alguns dos presos tenham ordenado ou participado diretamente de ataques na região de Joinville. Segundo o último balanço da PM, divulgado na noite desta quarta, a cidade é a mais atingida, com 14 atentados, desde o dia 30 de janeiro, quando começou a onda de violência.

O motivo para o aumento da criminalidade em Joinville pode ter relação com o que aconteceu no presídio da cidade. Um vídeo divulgado mostra detentos nus sendo agredidos por agentes penitenciários.

Publicidade

Abusos em presídios de Santa Catarina são recorrentes, diz OAB

Menino de 13 anos é suspeito de atear fogo em ônibus em Florianópolis

Publicidade

A última onda de crimes vivida pelos catarinenses foi em novembro de 2012, também por causa de um flagrante de maus tratos a presos, na penitenciária de São Pedro de Alcântara.

Além das prisões de Joinville, a PM informou que deteve nos últimos dias 22 pessoas por envolvimento nos atentados, oito menores foram apreendidos e um suspeito morreu em confronto.

Em Criciúma, no sul do Estado, a Polícia Civil prendeu Rafael Alan Millnitz, de 18 anos, em Criciúma, no sul do Estado. Ele e um adolescente de 15 anos, que foi apreendido, são suspeitos de envolvimento a um ataque a ônibus na cidade, no dia 1º. 

Na segunda-feira (4), outro homem foi preso e um adolescente apreendido. Segundo a polícia de Criciúma, eles jogaram um coquetel molotov na residência de um casal de policiais civis, na noite de sábado (2). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.