Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pandemia provoca mudanças no mercado de trabalho; confira as profissões que estarão em alta no futuro

O mercado de trabalho foi um dos grandes afetados pela pandemia do novo coronavírus. Em alguns setores, a crise econômica fechou empresas e levou muitas pessoas a perderem seus empregos. Em outros nichos, novas oportunidades surgiram e potencializaram algumas profissões.  Neste 1º de Maio, data em que se celebra o Dia do Trabalhador, especialistas falam […]

Cidades|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

O mercado de trabalho foi um dos grandes afetados pela pandemia do novo coronavírus. Em alguns setores, a crise econômica fechou empresas e levou muitas pessoas a perderem seus empregos. Em outros nichos, novas oportunidades surgiram e potencializaram algumas profissões. Neste 1º de Maio, data em que se celebra o Dia do Trabalhador, especialistas falam sobre as carreiras que estão em alta e a Frente de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa planeja a oferta de novos cursos para a população no segundo semestre desse ano. 

O deputado estadual e presidente da Frente, Eduardo Carneiro, reforça a necessidade dos trabalhadores se prepararem para esse novo cenário pós-pandemia. Por conta disso, ele revelou que está em planejamento um novo ciclo de capacitações. Em 2019 e início de 2020 foram oferecidos cursos na área de vendas e marketing digital para empreendedores, em parceria com a Escola do Legislativo Estadual.

“A Pandemia trouxe uma série de mudanças no cotidiano do trabalhador brasileiro. Buscar se reinventar, se capacitar, estar flexível e aberto para os novos formatos e modalidades de trabalho é o primeiro passo neste ‘novo normal’. A pandemia vai passar e, inevitavelmente, o mercado já não será mais o mesmo, sobretudo, pelo fortalecimento e avanço das tecnologias na rotina de trabalho neste último ano ”, reforçou o parlamentar.

Mudanças – Por falar em rotina de trabalho, uma das mudanças mai significativas nesse período se deu pela prática do home office. As empresas precisaram cumprir o isolamento social e as atividades laborativas passaram a ocorrer em casa, com o apoio do ambiente digital. Foi o que apontou a fundadora da Caixa Amarela Negócios Inspiradores e especialista em gestão sustentável, Emanuela Lyra. “Chamadas de vídeo, lives, webinars, palestras on-line, etc. Fomos inseridos no mundo digital de vez. Lojas começaram a vender on-line também, de repente estava todo mundo conectado”, afirmou.

Publicidade

Apesar de a pandemia ter provocado essa revolução, a especialista assegura que o mais surpreendente foi que quando os casos de covid-19 diminuíram, as empresas decidiram continuar com a modalidade do home office e explicou o motivo disso estar acontecendo. “Estudos apontam diversos benefícios desse modelo. Um levantamento do Instituto Americano Gallup mostra que os funcionários que adotam parcialmente o home office dedicam mais horas ao trabalho e relatam índices maiores de engajamento e satisfação”, esclareceu Emanuela que lembrou que uma grande parcela não se adaptou ao home office e prefere modelos híbridos para execução do trabalho.

Profissões do Futuro – Apesar de algumas profissões terem sido potencializadas neste cenário de pandemia, a administradora com consultoria e assessoria empresarial, Consuelo Monguilhott, assegura que o mundo cada vez mais digital e é preciso destacar os profissionais de saúde que têm se apropriado da tecnologia a seu favor. “A telemedicina ganhou destaque neste período, por exemplo. E não posso deixar de citar os que se dedicam a saúde mental e a medicina preventiva, além daqueles especialistas que tratam de enfermidades decorridas da covid-19, como os profissionais com experiência em nefrologia”, apontou.

Publicidade

A consultora listou ainda algumas profissões que ganharão uma maior notoriedade no pós-pandemia. Confira:

Profissionais de Robótica e Inteligência Artificial; Designers Profissionais, c/ competências relacionadas ao comportamento humano; Gerentes e especialistas em Projetos, como os ProductOwners; Analistas de Big Data e Relacionamento Digital, como os Social Medias e até mesmo os Creators; Desenvolvedores de Software, capazes de ler, solucionar e prover soluções em linguagens diversas de programação. Profissionais da área de Enfermagem e saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.