Cidades

9/2/2013 às 07h06 (Atualizado em 9/2/2013 às 07h18)

Pelo menos 20 presos de Santa Catarina serão transferidos para presídios federais

Medida foi anunciada pelo governador do Estado nesta sexta-feira 

Do R7

Ônibus são escoltados pela Polícia Militar por causa dos atentados dos últimos dias no Estado de SC Marcelo Bittencourt/FuturaPress/EstadãoConteúdo

Pelo menos 20 presos de alta periculosidade serão transferidos para penitenciárias federais, de acordo com o governador do Estado, Raimundo Colombo. A decisão foi tomada a partir da avaliação das forças de segurança do Estado. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já havia dito que essa possibilidade estava sendo estudada pelos governos estadual e federal.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de SC, a medida integra o conjunto de ações que o governo d vem tomando para conter a onda de ataques criminosos e de vandalismo registradas em Santa Catarina nos últimos 10 dias. Por questão de segurança, a secretaria informou que não será divulgada a data nem a lista dos detentos que deixarão Santa Catarina nos próximos dias.

Colombo reafirmou que por questões técnicas não recorreu à Força Nacional de Segurança e garantiu que as Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, agentes penitenciários e Polícia Federal estão trabalhando de forma integrada.

Governo estuda transferir presos para presídios federais

Leia mais notícias de Cidades

— Temos o efetivo necessário e essa decisão de não trazer a Força Nacional para SC foi tomada em conjunto com o Ministério da Defesa. Não se trata de arrogância, não temos nenhum problema em aceitar ajuda. O Governo Federal é parceiro de Santa Catarina no combate à criminalidade. Está nos cedendo as vagas nas penitenciárias federais e nos ajudando na área da inteligência.

O governador disse que repudia os excessos cometidos na Penitenciária de Joinville e que os agentes que atuaram no episódio já foram afastados. Ele lembrou que a Corregedoria da Secretaria de Justiça e Cidadania está elaborando o inquérito e os culpados serão punidos.

Ataques

O número de ataques em Santa Catarina subiu para 83 desde o dia 30 de janeiro, desde o início das ações criminosas no Estado, de acordo com o último boletim divulgado nesta sexta-feira (8) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) de Santa Catarina). Ainda segundo a secretaria, 28 pessoas foram presas e oito adolescentes detidos no período.

Na tarde desta sexta-feira (8), um ônibus foi atacado no loteamento Miranda, em Rio do Sul. Segundo informações da Polícia Militar, dois homens armados com um revólver e uma espingarda abordaram o veículo. Eles renderam o motorista, o cobrador e os passageiros e deixaram todos descerem do carro. A dupla ateou fogo em seguida. A polícia ainda procura os criminosos.

Ônibus, carros, caminhão e loja são incendiados em décimo dia de ataques em SC

Com o caso de Rio do Sul, são 41 ônibus incendiados, 23 veículos particulares atacados e outras três viaturas da polícia. Ainda de acordo com balanço da SSP, Os ataques mataram uma pessoa em um confronto com a polícia. Outras duas ficaram feridas até o momento. Ele estava dentro de um ônibus incendiado. A polícia também já apreendeu 600 quilos de dinamite, além de artefatos explosivos e munição, mais dois quilos de drogas e cinco litros de combustível em garrafas pet.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Compartilhe
Perfis no Facebook

Presas de Guarapuava (PR) tiram fotos sensuais e postam na internet

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Jovem, rica e bela

Saiba quem é a mulher que largou tudo para ficar com Roger Abdelmassih

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Palmas (TO)

Suspeito de estuprar e matar mulher ri ao ser preso e debocha: “Saio em 3 meses”

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Crime bárbaro

Mãe conta como matou a filha de 7 anos para ritual no PR; ossada é encontrada

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Cidades

  • Últimas de Notícias

Compartilhe
Braço amputado

Tigre ataca menino de 11 anos em zoo do Paraná ; pai responderá por lesão

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!