Pelo menos 20 presos de Santa Catarina serão transferidos para presídios federais
Medida foi anunciada pelo governador do Estado nesta sexta-feira
Cidades|Do R7
Pelo menos 20 presos de alta periculosidade serão transferidos para penitenciárias federais, de acordo com o governador do Estado, Raimundo Colombo. A decisão foi tomada a partir da avaliação das forças de segurança do Estado. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já havia dito que essa possibilidade estava sendo estudada pelos governos estadual e federal.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de SC, a medida integra o conjunto de ações que o governo d vem tomando para conter a onda de ataques criminosos e de vandalismo registradas em Santa Catarina nos últimos 10 dias. Por questão de segurança, a secretaria informou que não será divulgada a data nem a lista dos detentos que deixarão Santa Catarina nos próximos dias.
Colombo reafirmou que por questões técnicas não recorreu à Força Nacional de Segurança e garantiu que as Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, agentes penitenciários e Polícia Federal estão trabalhando de forma integrada.
Governo estuda transferir presos para presídios federais
— Temos o efetivo necessário e essa decisão de não trazer a Força Nacional para SC foi tomada em conjunto com o Ministério da Defesa. Não se trata de arrogância, não temos nenhum problema em aceitar ajuda. O Governo Federal é parceiro de Santa Catarina no combate à criminalidade. Está nos cedendo as vagas nas penitenciárias federais e nos ajudando na área da inteligência.
O governador disse que repudia os excessos cometidos na Penitenciária de Joinville e que os agentes que atuaram no episódio já foram afastados. Ele lembrou que a Corregedoria da Secretaria de Justiça e Cidadania está elaborando o inquérito e os culpados serão punidos.
Ataques
O número de ataques em Santa Catarina subiu para 83 desde o dia 30 de janeiro, desde o início das ações criminosas no Estado, de acordo com o último boletim divulgado nesta sexta-feira (8) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) de Santa Catarina). Ainda segundo a secretaria, 28 pessoas foram presas e oito adolescentes detidos no período.
Na tarde desta sexta-feira (8), um ônibus foi atacado no loteamento Miranda, em Rio do Sul. Segundo informações da Polícia Militar, dois homens armados com um revólver e uma espingarda abordaram o veículo. Eles renderam o motorista, o cobrador e os passageiros e deixaram todos descerem do carro. A dupla ateou fogo em seguida. A polícia ainda procura os criminosos.
Ônibus, carros, caminhão e loja são incendiados em décimo dia de ataques em SC
Com o caso de Rio do Sul, são 41 ônibus incendiados, 23 veículos particulares atacados e outras três viaturas da polícia. Ainda de acordo com balanço da SSP, Os ataques mataram uma pessoa em um confronto com a polícia. Outras duas ficaram feridas até o momento. Ele estava dentro de um ônibus incendiado. A polícia também já apreendeu 600 quilos de dinamite, além de artefatos explosivos e munição, mais dois quilos de drogas e cinco litros de combustível em garrafas pet.