Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura confirma primeira morte ligada à enchente do rio Madeira em Porto Velho

Pedreiro contraiu leptospirose após ter contato com água contaminada da enchente

Cidades|Do R7

Leptospirose é contraída pelo contato com água contaminada
Leptospirose é contraída pelo contato com água contaminada Leptospirose é contraída pelo contato com água contaminada

Foi confirmada a primeira morte por leptospirose em Porto Velho (RO) ligada à cheia histórica do rio Maderia. Nesta terça-feira (8), a prefeitura informou que um pedreiro que morava no Residencial Cujubim, localizado na estrada do Santo Antônio e trabalhava cavando poço e fossa foi infectado depois que teve contato com a água contaminada da enchente.

O secretário Domingos Sávio, da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que a morte foi provocada por leptospirose.

— Infelizmente tivemos o registro da morte desse trabalhador. E é um caso que serve de alerta para a população, para que os moradores das áreas alagadas redobrem os cuidados e não deixem as crianças brincarem na água. É muito arriscado e pode custar a vida de mais pessoaso.

Leia mais notícias de Cidades

Publicidade

Cheia leva governo a decretar calamidade em Rondônia

Conviver com rato de esgoto pode trazer sérios riscos à saúde, alerta especialista

Publicidade

Domingos também orientou as pessoas que estiverem com diarreia, vômito e dor de cabeça que procurem imediatamente unidade de saúde mais próxima para fazer a notificação e evitar a automedicação.

Prevenção

Publicidade

De acordo com recomendação da Prefeitura de Porto Velho, para não contrair a doença, deve-se evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas ou outros ambientes que possam estar contaminados pela urina de ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.