Quarteirão fica fechado para limpeza da boate Kiss
Trabalhos devem durar sete dias; mais de 200 substâncias tóxicas compõem resíduo
Cidades|Do R7, com Rede Record
Nesta segunda-feira (1°), uma empresa privada inicia o processo de limpeza no interior da boate Kiss, em Santa Maria (RS). Os trabalhos devem durar sete dias e todo o quarteirão está fechado. Somente moradores e funcionários podem ter acesso ao local.
A Eccon Empreendimentos Imobiliários, dona do prédio, contratou a empresa Geo Emergência Ambiental para o procedimento. A Justiça determinou a limpeza após relatórios técnicos apontarem a presença de mais de 200 substâncias tóxicas, 17 delas altamente cancerígenas.
Os resíduos serão levados para um lixão na região metropolitana de Porto Alegre e um relatório deverá ser produzido para avaliar os danos ambientais.
O caso
O incêndio dentro da boate Kiss no centro de Santa Maria, cidade a 290 km da capital, Porto Alegre, aconteceu na madrugada de 27 de janeiro de 2013. O fogo começou porque, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, um dos integrantes acendeu um artefato pirotécnico — uma espécie de fogo de artifício chamado "sputnik" — que, ao ser lançado, atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. As chamas se espalharam em poucos minutos.