Rebelião no PR: presos apresentam lista com nomes de detentos para transferência
Presidiários querem ser enviados a outros presídios do Paraná e de Santa Catarina
Cidades|Do R7
Os detentos da Penitenciária Central de Guarapuava, no interior do Paraná, enviaram às autoridades uma lista com o nome de presidiários que querem ser transferidos para outras cadeias do Estado e de Santa Catarina. De acordo com a Seju (Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná), a exigência faz parte do processo de negociação para o fim da rebelião que acontece desde o final da manhã de segunda-feira (13).
Segundo as últimas informações, os detentos de Guarapuava soltaram um dos 12 agentes penitenciários que foram feitos de reféns, além de vários outros presos. As negociações foram suspensas por volta das 22h30 de segunda-feira e retomadas entre 7h e 8h desta terça-feira (14). Os presos reclamam da administração do presídio, da comida e das acomodações. Para Antony Johnson, presidente do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná) esta rebelião aconteceu por um "erro de gestão".
— O que aconteceu na PIG foi um erro de gestão. Lá era uma unidade modelo, uma unidade industrial, onde a maioria dos presos trabalham, [mas] foram transferidos presos fora do perfil de Guarapuava, presos de Curitiba e região, presos de Cascavel. Uma das causas pode ser essa transferência de presos para lá.
Johnson afirma que, desde dezembro do ano passado, mais de 20 rebeliões foram registradas no Estado.