Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio Acre volta a subir e ameaça capital do Estado com enchente

Segundo Defesa Civil, atualmente, uma das maiores demandas no Acre é o gás de cozinha

Cidades|Com Agência Brasil

Situação do Estado deve se normalizar apenas em meados de abril, segundo a Defesa Civil
Situação do Estado deve se normalizar apenas em meados de abril, segundo a Defesa Civil Situação do Estado deve se normalizar apenas em meados de abril, segundo a Defesa Civil

O rio Acre, que na última semana apresentou sinais de vazante, voltou a subir. Na última medição, às 12h de quinta-feira (6), o nível era de 14,13 m em Rio Branco, onde a cota de alerta é 14 m.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Acre, coronel Carlos Gundim, a previsão de chuva para o mês de março no estado é 227 mm, mas choveu 181 mm em três dias e isso fez com que o rio subisse novamente de forma rápida.

— Nossa preocupação é que ultrapasse a cota de 15,26 m, a máxima atingida nos últimos dias.

Leia mais notícias de Cidades

Publicidade

No município de Assis Brasil, que fica mais próximo à nascente do rio Acre, no Peru, o nível do rio subiu cerca de 5 m em 24 horas, devido às chuvas na região, alcançando a cota de 11,48 m às 21h de quarta-feira (5), mas já começou a vazar novamente e agora apresenta cota de 9,8 m, segundo o coronel.

— A nossa preocupação maior é com Rio Branco. Está chovendo muito nessa região e estamos nos mobilizando para apoio à população.

Publicidade

O coronel Gundim explicou que a situação deve se normalizar apenas em meados de abril. Atualmente, uma das maiores demandas no Acre é o gás de cozinha. Segundo o governo do Estado, duas balsas devem chegar de Manaus neste fim de semana, em viagem que dura cerca de 12 dias até Rio Branco. Uma delas leva 450 t de gás, enquanto a outra carrega 100 t para abastecer a região do Juruá.

Segundo a assessoria, o governador Tião Viana está em Brasília participando de reuniões para tratar das cheias e de reparos de que a BR-364 precisará depois da enchente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.