Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio Madeira bate recorde de alta e expulsa 12 mil pessoas de casa em RO

Das 2.255 famílias atingidas, 1.653 estão desalojadas e 602 desabrigadas em Rondônia

Cidades|Bárbara Garcia, do R7

Nível do Rio Madeira está em 18,99 metros, recorde na história de cheias do local
Nível do Rio Madeira está em 18,99 metros, recorde na história de cheias do local Nível do Rio Madeira está em 18,99 metros, recorde na história de cheias do local

O nível do rio Madeira, em Porto Velho (RO), subiu novamente e chegou a 18,99 m nesta segunda-feira (10) — recorde na história de cheias do rio. Cerca de 2.500 famílias chegaram a ser afetadas, mas 300 puderam voltar para suas casas, que já não estão mais em áreas vulneráveis. De acordo com o coronel Farias do Corpo de Bombeiros, atualmente, cerca 12 mil pessoas estão fora de casa. 

Das 2.255 famílias atingidas, 1.653 estão desalojadas e 602 desabrigadas. Duas pessoas foram picadas por cobra, mas não foi registrada nenhuma morte. Os moradores estão em abrigos de Porto Velho e outros distritos da região.

Das estradas, apenas a BR 364 está tomada pela água da cheia do rio. No local, passam apenas caminhões altos e pesados durante o dia. Durante a noite a passagem é proibida para qualquer tipo de veículo. Farias alerta que, se o nível chegar a 19 m, a passagem será bloqueada.

Ministros do Brasil e da Bolívia vão analisar cheia do Rio Madeira

Publicidade

Rio Acre volta a subir e ameaça capital do estado com enchente

Os donativos, que chegam por meio de barcos e helicópteros, têm sido suficientes no auxílio à população, segundo a assessoria da corporação. O repasse de R$ 5.266.446,75 ao Estado de Rondônia, autorizado pelo governo federal na quinta-feira (6), já está sendo repassado às cidades de Porto Velho, Guajará Mirim e Nova Mamoré. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.