O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba, disse acreditar que grupos diferentes tenham cometidos os ataques em três cidades do Estado durante a madrugada desta terça-feira (13).
Ele não confirmou a possibilidade de facções criminosas terem organizado os crimes, mas disse que um grupo já foi identificado em Florianópolis, mas que nenhuma prisão foi efetuada.
Ônibus foram incendiados e bases da PM sofreram ataques. Ao todo, foram registrados seis ataques. O primeiro alvo foi um posto policial militar, que teve os vidros quebrados na cidade de Palhoça.
Em Florianópolis, uma viatura estacionada na porta de uma delegacia foi atacada e um ônibus foi incendiado. Na região de Blumenau, criminosos colocaram fogo em um coletivo. Segundo as vítimas, os suspeitos chegaram a dizer que estavam agindo por ordem de uma facção criminosa.
A secretaria liberou escolta para acompanhar os coletivos e disse que deve reduzir as folgas dos policiais para aumentar a presença dos agentes nas ruas. A Polícia Civil disponibilizou uma equipe especial para investigar somente os ataques.

