Servidores públicos voltam às ruas no Paraná contra mudanças na previdência
Terceira sessão de votação do PL 252/15 terá início às 14h30 na Assembleia Legislativa
Cidades|Do R7
Os professores da rede estadual do Paraná em greve e demais servidores públicos do Estado voltaram às ruas de Curitiba nesta quarta-feira (28) para protestar contra a possível aprovação do projeto de lei 252/15.
Parte dos manifestantes se encontra na região do Centro Cívico, no centro da capital, próximo ao prédio da Assembleia Legislativa onde deputados realizam a terceira e, provavelmente, última seção para análise e votação do projeto a partir das 14h30. Antes disso, o CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) às 13h30 para analisar ementas sugeridas ao projeto. O entorno da Assembleia segue cercado pela Polícia Militar.
Os trabalhadores também fizeram manifestações nesta segunda e terça-feira, durante os primeiros dias de votação. Ontem (28) pela manhã, professores e outros servidores públicos do Paraná entraram em confronto com policiais.
Os manifestantes protestam contra a votação do PL 252/15, que modifica as formas de repasse financeiro para a previdência social e será discutido e votado pelos deputados.
A proposta prevê que o governo retire parte do pagamento de 33.000 servidores aposentados do fundo de financiamento, bancado pelo tesouro do Estado. Com as mudanças, os aposentados passarão a receber por meio do fundo previdenciário, que é fomentado pela poupança dos servidores.
Para os servidores, as transformações são uma estratégia do governo estadual para poupar um gasto de R$ 150 milhões e, assim, não comprometer a folha de pagamento.