Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Universitária estuprada e morta em 'calourada' é primeira da família a cursar faculdade 

Janaína Bezerra da Silva, de 21 anos, estava na festa quando foi violentada por Thiago Barbosa, de 29 anos, em Teresina, no Piauí

Cidades|Do R7, com informações do Balanço Geral, da Record TV

Janaína foi a primeira pessoa da família a cursar faculdade
Janaína foi a primeira pessoa da família a cursar faculdade Janaína foi a primeira pessoa da família a cursar faculdade

Janaína Bezerra da Silva, de 21 anos, estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que foi estuprada e morta durante uma festa universitária, na madrugada do sábado (28), em Teresina, no Piauí, era a primeira pessoa da família a cursar faculdade. Muito estudiosa, a jovem adorava ler e queria ser escritora.

Aquela havia sido sua primeira festa universitária, à qual foi com uma amiga para vender rifas.

O objetivo delas era arrecadar dinheiro para a formatura da turma, que ocorreria em dois anos.

Jovem foi morta em ‘calourada’

Na noite em que morreu, a jovem curtia com os amigos a "calourada", uma festa de recepção aos calouros da faculdade. Após algumas horas, a vítima encontrou Thiago Mayson Barbosa, de 29 anos, estudante de pós-graduação de matemática, que a levou para uma sala de aula vazia e abusou dela.

Publicidade

Thiago foi preso em flagrante por suspeita de estupro e homicídio. Em relato à polícia, o acusado afirmou que o sexo foi consensual e que, durante o ato, a estudante teria ficado desacordada por duas vezes. Ele afirma, ainda, que chamou ajuda.

Entretanto, segundo a perícia, a jovem teria sido assassinada por Thiago, já que seu corpo apresentava trauma na região do pescoço, além de outras marcas de agressão. Conforme o Instituto de Medicina Legal (IML) do Piauí, a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente. "Houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte", disse em nota.

Publicidade

Ainda segundo o IML, a ação contundente pode ter sido causada por "pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso". Além disso, a polícia encontrou sangue na sala de aula em que os abusos ocorreram, o que contradiz a versão contada por Thiago.

A UFPI informou à reportagem da Record TV que a festa foi realizada sem autorização e que abriu um processo administrativo para esclarecer os fatos.

Publicidade

Depoimento à Policia Civil

O estudante afirmou que já conhecia a vítima e que eles teriam se relacionado em outras ocasiões. "O acusado disse que, por volta das 2 horas, convidou a jovem para que seguissem para um corredor, e em seguida se dirigiram a uma das salas de aula, onde praticaram sexo consensual, e que após a prática sexual a vítima teria ficado desacordada por duas ocasiões, sendo a última por volta das 4h", afirmou a polícia.

De acordo com a investigação, o suspeito alega ter permanecido ao lado do corpo da vítima durante toda a madrugada e solicitou socorro à segurança da universidade por volta das 9h. A vítima foi conduzida ao Hospital da Primavera, onde foi constatado o óbito.

A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do estudante pelos crimes de feminicídio e estupro. As diligências estão sendo realizadas pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) com o apoio da Delegacia Geral da Polícia Civil. O inquérito policial será concluído em até dez dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.