Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco Central divulga nova taxa básica de juros nesta quarta-feira

Na opinião das instituições financeiras, reunião do Copom deve elevar Selic a 12,25%

Economia|Do R7

Na última reunião do grupo, realizada no mês de dezembro, a taxa foi elevada em 0,5 ponto percentual
Na última reunião do grupo, realizada no mês de dezembro, a taxa foi elevada em 0,5 ponto percentual Na última reunião do grupo, realizada no mês de dezembro, a taxa foi elevada em 0,5 ponto percentual

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) define nesta quarta-feira (21) o rumo da taxa básica de juros, a Selic. Na última reunião do grupo, realizada no mês de dezembro, a taxa foi elevada em 0,5 ponto percentual.

Com a alta do encontro anterior, a Selic alcançou o patamar de 11,75%, maior valor desde agosto de 2011, quando a taxa era de 12%.

Na opinião das instituições financeiras consultadas semanalmente pelo BC, a primeira reunião do Copom neste ano deve resultar em um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros.

Caso a alta seja confirmada, a Selic chegará a 12,25%, maior patamar desde julho de 2011. Naquele mês, a taxa foi elevada para 12,5%.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Eita, janeiro! Impostos e contas de começo de ano deixam as pessoas no vermelho e viram piada

Publicidade

Taxa básica

A Selic é chamada de taxa básica porque é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. A taxa é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.

Publicidade

Na última segunda-feira (19), a Caixa Econômica Federal decidiu elevar os juros cobrados para o financiamento da casa própria. A instituição usou a alta da Selic como justificativa para a elevação da taxa.

Presente ingrato? Aumento de impostos causa revolta, piada e provocações nas redes sociais

Em linhas gerais, a Selic é a taxa que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores é sempre superior à Selic.

A Selic só influencia o rendimento da poupança quando é igual ou inferior a 8,5% ao ano.

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.