Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil cresce 2,3% em 2013

Dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (27)

Economia|Do R7

Economia brasileira cresceu 2,3% no ano passado, segundo o IBGE
Economia brasileira cresceu 2,3% no ano passado, segundo o IBGE Economia brasileira cresceu 2,3% no ano passado, segundo o IBGE

O PIB — soma de todas as riquezas produzidas no País — aumentou 2,3% em 2013 na comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (27). Em 2012, a economia brasiliera cresceu 1%. 

Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 4,84 trilhões em 2013. A agropecuária teve expansão de 7%, serviços 2% e a indústria 1,3% em todo o ano passado.

Na agricultura, os destaques foram o aumento da produção da soja (24,3%); cana de açúcar (10%); milho (13%); e trigo (30,4%). Já na indústria, o consumo residencial de energia elétrica puxou o crescimento da atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (2,9%).

Economia brasileira cresce menos do que média mundial prevista pelo FMI

Publicidade

A construção civil e a indústria de transformação cresceram ambas 1,9%. Em compensação, o segmento de extrativa mineral acumulou queda de 2,8%, influenciado principalmente pela retração na extração de minérios.

Participação da indústria no PIB é a menor em 13 anos

Publicidade

Os serviços apresentaram um desempenho positivo em todos os segmentos: serviços de informação cresceram 5,3%; transporte, armazenagem e correio (2,9%); comércio (2,5%); serviços imobiliários e aluguel (2,3%); administração, saúde e educação pública (2,1%); intermediação financeira e seguros (1,7%); e outros serviços (0,6%).

Consumo das famílias cresce 2,3%

Publicidade

A elevação da massa salarial e o maior saldo das operações de crédito para as pessoas físicas fizeram a despesa de consumo das famílias crescer pelo 10° ano consecutivo. A subida em 2013 foi de 2,3%.

Exportações e importações

As exportações cresceram 2,5% e as importações 8,4% em 2013. Segundo o IBGE, os produtos agropecuários; outros equipamentos de transporte; veículos automotores e refino de açúcar foram os que mais saíram do País. Em compensação, o Brasil importou da indústria petroleira; serviços de alojamento e alimentação; máquinas e equipamentos; óleo diesel e peças para veículos automotores.

Terceiro trimestre de 2013

No quarto trimestre do ano passado em relação ao terceiro, a subida do PIB foi de apenas 0,7%. Mesmo assim, o crescimento do final do ano passado aconteceu frente ao recuou de 0,5% observado na economia brasiliera no terceiro trimestre.

Com o fim da safra da soja, produto que tem peso elevado no cálculo do indicador, o setor da agropecuária foi o principal responsável pela queda do PIB no terceiro trimestre do ano passado em relação aos três meses anteriores. O segmento registrou uma queda de 3,5% no terceiro trimestre do ano passado na comparação com os três meses anteriores. 

Dólar cai ante real no mercado à vista após PIB

Leia Economia e ajuste suas contas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.