Logo R7.com
RecordPlus

Brasil é o país que pior gasta o dinheiro dos impostos em benefício da população

Tudo o que a população brasileira trabalhou até ontem serviu para pagar tributos

Economia|Do R7

  • Google News
No centro de SP, cidadãos podem ver o quanto já pagaram de impostos somente neste ano
No centro de SP, cidadãos podem ver o quanto já pagaram de impostos somente neste ano

Já é normal ouvir brasileiros se queixando de pagar impostos demais e que pouco têm em troca. Isso voltou a se confirmar nesta segunda-feira (1º), após a divulgação de um ranking feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que relaciona a carga tributária com os serviços públicos que o poder público oferece à população.

Pelo quinto ano consecutivo, o Brasil ficou em último da lista, que reúne 30 países com as maiores cargas tributárias. O levantamento considera todos os impostos (municipais, estaduais e federais), em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) de 2013 e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que mede a qualidade de vida.


Na América do Sul, Argentina e Uruguai conseguiram posições bem melhores: 19º e 11º lugares, respectivamente. Na Europa, a Alemanha, por exemplo, tem carga tributária parecida com a brasileira, mas a aplicação desse dinheiro para melhorar a vida da população garantiu ao país a 15ª posição. A Austrália ficou no topo da lista. Em seguida, estão Coreia do Sul e Estados Unidos.

Tudo o que os brasileiros ganharam trabalhando desde o começo do ano até ontem serviu para pagar impostos: mais de R$ 800 bilhões. Além daqueles impostos diretos (IPTU, IPVA, Imposto de Renda), também há alguns que são pagos indiretamente (IPI, IOF, ICMS, entre outros). 

Brasileiro trabalha de 1º de janeiro até domingo (31) só para pagar impostos. Veja o preço real dos produtos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.