Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil sai da recessão técnica, mas crescimento é minúsculo

No terceiro trimestre, o crescimento foi de 0,1% e no, acumulado do ano, está em 0,2%

Economia|Do R7

A agropecuária teve queda (-1,9%) no terceiro trimestre
A agropecuária teve queda (-1,9%) no terceiro trimestre A agropecuária teve queda (-1,9%) no terceiro trimestre

A economia brasileira voltou a crescer no terceiro trimestre deste ano, após ter dois trimestres de queda, e com isso saiu da recessão técnica.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o crescimento foi de 0,1% no terceiro tri na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

No acumulado do ano, até o mês de setembro, o PIB (Produto Interno Bruto), soma de todas as riquezas do País, está com alta de 0,2%.

Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2014 alcançou R$ 1.289,1 bilhão.

Publicidade

Pela ótica do gasto, a despesa de consumo das famílias variou negativamente (-0,3%) em relação ao trimestre anterior. Esse resultado foi parcialmente contrabalançado pelo desempenho dos demais componentes da demanda interna, que registraram crescimento.

A agropecuária teve queda (-1,9%), enquanto que a indústria (1,7%) e os serviços (0,5%) cresceram no período.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Publicidade

Todos os subsetores da indústria apresentaram variação positiva em relação ao trimestre anterior. Destaque para o crescimento de 2,2% da extrativa mineral, seguido por construção civil (1,3%), indústria de transformação (0,7%) e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (0,1%).

Nos serviços, o crescimento foi puxado por transporte, armazenagem e correio (1,4%) e intermediação financeira e seguros (0,6%). As demais atividades também registraram variação positiva: atividades imobiliárias e aluguel (0,5%), comércio (0,4%), administração, saúde e educação pública (0,4%), outros serviços (0,3%) e serviços de informação (0,1%).

Comparação com 2013

Na comparação do terceiro trimestre deste ano com igual período de 2013, houve variação negativa do PIB (-0,2%). O valor adicionado a preços básicos variou negativamente (-0,1%) e os impostos sobre produtos líquidos de subsídios caíram (-1,3%).

Sob a ótica da produção, a agropecuária variou 0,3%, a indústria caiu (-1,5%) e os serviços cresceram (0,5%).A variação da agropecuária (0,3%) pode ser explicada, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no terceiro trimestre.

Apresentaram queda o café (-6,6%) e a cana-de-açúcar (-5,9%), enquanto cresceram a laranja (3,2%), a mandioca (10,1%), o feijão (10,9%) e o trigo (30,6%).

A indústria apresentou queda (-1,5%) em relação ao terceiro trimestre de 2013. Nesse contexto, a indústria de transformação caiu (-3,6%), influenciada pelo recuo da produção na indústria automotiva; produtos de metal; máquinas e equipamentos; metalurgia; máquinas e aparelhos elétricos; móveis e produtos de borracha e plástico.

A construção civil também apresentou redução (-5,3%). Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, por sua vez, apresentaram crescimento de 0,6%, puxado pelo consumo residencial de energia elétrica e o consumo de gás encanado. Já a extrativa mineral cresceu 8,2%, beneficiada tanto pelo aumento da extração de petróleo e gás natural como da extração de minérios ferrosos.

O valor adicionado de serviços registrou aumento de 0,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior, com destaque para intermediação financeira e seguros (3,2%), serviços imobiliários e aluguel (2,0%) e os serviços de informação (2,0%).

Transporte, armazenagem e correio (que engloba transporte de carga e passageiros) cresceu 1,8%, seguido por administração, saúde e educação pública (1,0%). Já no comércio (atacadista e varejista) e na atividade de outros serviços houve quedas de 1,8% e 0,6%, respectivamente.

Acumulado do ano

O PIB de janeiro a setembro deste ano apresentou variação positiva de 0,2% em relação a igual período de 2013. Destaque para o desempenho da agropecuária e dos serviços, ambos com expansão de 0,9%. A indústria, por sua vez, sofreu queda (-1,4%).

Já o PIB acumulado nos quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2014 apresentou crescimento de 0,7% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, com queda na indústria (-0,5%) e elevações nos serviços (1,2%) e na agropecuária (1,1%).

O Produto Interno Bruto no terceiro trimestre de 2014 alcançou R$ 1.289,1 bilhão. A taxa de investimento no terceiro trimestre de 2013 foi de 17,4% do PIB, inferior à taxa observada em igual período do ano anterior (19,0%).

Essa diminuição da taxa de investimento foi influenciada, principalmente, pela queda, em volume, da formação bruta de capital fixo no trimestre. A taxa de poupança ficou em 14,0% no terceiro trimestre de 2014 (ante 15,1% no mesmo trimestre de 2013).

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.